O SUCESSO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA, SEGUNDO AS DIFERENTES FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS

Autores/as

  • Bárbara Cândido Braz Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Comunidades de Prática Locais, Comunidades de Prática, Aprendizagem Situada

Resumen

Numa perspectiva sociocultural, a aprendizagem escolar da matemática pode ser entendida como o processo de participação em práticas partilhadas na sala de aula. Por este ponto de vista, este texto tem como objetivo investigar o sucesso de uma atividade de Modelagem Matemática, de acordo com as formas de participação dos alunos nela envolvidos. Para tanto, analisamos ações de 12 alunos de um curso de Formação de Docentes, envolvidos numa atividade de Modelagem Matemática, por meio dos pressupostos da constituição de Comunidades de Prática Locais (LCoP). Dentre as conclusões aponta-se que diferentes formas de interesse e engajamento dos alunos numa atividade  de  Modelagem,  levam  a  participações  distintas  com  apresentação  de  resultados pertinentes, que nem sempre conduzem à constituição de uma LCoP; o que nos leva a inferir acerca de outros elementos necessários para o sucesso de uma atividade de Modelagem Matemática.

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Publicado

2014-11-05
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Cómo citar

CÂNDIDO BRAZ, Bárbara; AKEMI KATO, Lilian. O SUCESSO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA, SEGUNDO AS DIFERENTES FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. REMATEC, Belém, vol. 9, n.º 17, 2014. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/300. Acesso em: 22 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos