PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL

Autores/as

  • Jussara de Loiola Araújo Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós- Graduação em Educação
  • Ana Paula Rocha Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação
  • Danielle Alves Martins Licenciada em Matemática

Palabras clave:

Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática, Ideologia da Certeza, Situação Arranjada

Resumen

Neste artigo, discutimos o papel da matemática (ou de modelos matemáticos) na proposta feita por um estudante para modelar matematicamente uma situação com referência à realidade e confrontamos a proposta com a perspectiva sociocrítica que orientou o ambiente de aprendizagem de modelagem. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica de pesquisa e a construção dos dados foi realizada por meio de observações videogravadas e registros de relatórios on-line. Na análise dos dados, fizemos uso do estudo de caso, em que o caso focalizado foi a proposta feita pelo sujeito Rafael. Tal proposta consistia em prever as preferências de uma pessoa na compra de um imóvel com base no histórico de vida dela. Concluímos que o papel da matemática (ou de modelos matemáticos), na proposta de Rafael, era fazer previsões sobre o futuro, de forma mais precisa, com menos erros, e que tal proposta estava em conflito com a perspectiva de modelagem que orientou o ambiente de aprendizagem.

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Publicado

2014-11-05
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Cómo citar

LOIOLA ARAÚJO, Jussara de; ROCHA, Ana Paula; ALVES MARTINS, Danielle. PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL. REMATEC, Belém, vol. 9, n.º 17, 2014. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos