DO CURRÍCULO TRIVIUM AO CONHECIMENTO TRIVIUM: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO TRIVIUM NOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Nuno Vieira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Ubiratan D’Ambrosio Universidade Anhanguera de São Paulo

Palabras clave:

curriculum, conhecimento, postura de professores, paidocentrismo

Resumen

D’Ambrosio (1999) apresenta-nos o curriculum trivium para a atualidade, que as escolas devem perseguir. As escolas devem ensinar a todos os alunos competências de literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos intelectuais) e a tecnoracia (instrumentos materiais). Estas competências também podem ser adquiridas por todos na vida ativa, por via informal, quando são aplicadas de uma forma recursiva. Assim, toda a atividade social e particularmente a aqui abordada atividade  profissional  dos  professores  de  matemática,  permite  desenvolver  competências  de literacia, materacia e tecnoracia. Os professores leem o que os alunos vão transmitindo (literacia), interpretam e fazem inferências (materacia) no sentido de adotarem estratégias de ação (tecnoracia) que  melhor  se  adequem  ao  que  os  alunos  vão  dizendo.  Neste  sentido,  literacia,  materacia  e tecnoracia constituem o seu conhecimento trivium. Através da análise das entrevistas a 17 professores de matemática, do ensino secundário, foi analisado o seu conhecimento trivum, no sentido de perceber como este é adquirido e desenvolvido com prática profissional. Foram também analisadas as implicações do conhecimento trivium na prática docente: os professores que revelam estar atentos ao que os alunos dizem, que analisam a informação e implementam estratégias que consideram consentâneas são os que menos tendem a seguir uma estruturação de aula padronizada e rígida, adotando uma postura mais paidocêntrica

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
207
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202617
|

Publicado

2014-07-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 412
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 207

Cómo citar

VIEIRA, Nuno; D’AMBROSIO, Ubiratan. DO CURRÍCULO TRIVIUM AO CONHECIMENTO TRIVIUM: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO TRIVIUM NOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. REMATEC, Belém, vol. 9, n.º 16, p. 87–106, 2014. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/323. Acesso em: 12 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos