A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Autores/as

  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira IFMG
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marger da Conceição Ventura Viana Universidade Federal de Ouro Preto

Palabras clave:

Perspectiva Sociocultural, História da Matemática, Limites, Possibilidades

Resumen

A disponibilização de estudos na literatura brasileira sobre a utilização da perspectiva sociocultural da História da Matemática na sala de aula é recente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização pedagógica da História da Matemática baseada em argumentos teóricos e em uma pesquisa empírica com algumas possibilidades e limites para a aplicação dessa abordagem metodológica de ensino em sala de aula. Uma das implicações educacionais dessa perspectiva para a Educação Matemática está relacionada com a sua pertinência para as pesquisas nessa área de investigação, pois pode auxiliar no desenvolvimento de atividades curriculares que procuram valorizar a cultura dos alunos ao mesmo tempo em que apresentam perspectivas metodológicas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, argumenta-se sobre a utilização dos aspectos históricos da matemática, discutindo-se sobre a fundamentação teórica de sua perspectiva sociocultural. Esse artigo também apresenta uma análise de exemplos sobre as possibilidades da utilização dessa perspectiva, bem como alguns limites que podem ser enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades curriculares propostas.

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Publicado

2014-07-05
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Cómo citar

AZEVEDO OLIVEIRA , Davidson Paulo; ROSA, Milton; VENTURA VIANA, Marger da Conceição. A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E LIMITES. REMATEC, Belém, vol. 9, n.º 16, p. 107–129, 2014. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/324. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos