A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Authors

  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira IFMG
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marger da Conceição Ventura Viana Universidade Federal de Ouro Preto

Keywords:

Perspectiva Sociocultural, História da Matemática, Limites, Possibilidades

Abstract

A disponibilização de estudos na literatura brasileira sobre a utilização da perspectiva sociocultural da História da Matemática na sala de aula é recente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização pedagógica da História da Matemática baseada em argumentos teóricos e em uma pesquisa empírica com algumas possibilidades e limites para a aplicação dessa abordagem metodológica de ensino em sala de aula. Uma das implicações educacionais dessa perspectiva para a Educação Matemática está relacionada com a sua pertinência para as pesquisas nessa área de investigação, pois pode auxiliar no desenvolvimento de atividades curriculares que procuram valorizar a cultura dos alunos ao mesmo tempo em que apresentam perspectivas metodológicas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, argumenta-se sobre a utilização dos aspectos históricos da matemática, discutindo-se sobre a fundamentação teórica de sua perspectiva sociocultural. Esse artigo também apresenta uma análise de exemplos sobre as possibilidades da utilização dessa perspectiva, bem como alguns limites que podem ser enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades curriculares propostas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2014-07-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 218
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 145

How to Cite

AZEVEDO OLIVEIRA , Davidson Paulo; ROSA, Milton; VENTURA VIANA, Marger da Conceição. A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E LIMITES. REMATEC, Belém, vol. 9, no. 16, p. 107–129, 2014. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/324. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos