A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E PESQUISA

Autores/as

  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

Palabras clave:

trabalho compartilhado, comunidades de investigação, pesquisa e escrita do professor

Resumen

Com base nas experiências de formação e de pesquisa da autora, este artigo traz algumas reflexões sobre práticas de formação e de pesquisa pautadas no trabalho compartilhado e nas escritas dos professores; discute a importância dos grupos de trabalho coletivo ou colaborativo para os processos de desenvolvimento profissional do  professor;  e  opta  pelo  uso  do  conceito  de  comunidade  de investigação, por entender ser este mais amplo que o de grupo colaborativo, pois possibilita a inserção do professor no universo da pesquisa, a validação e o reconhecimento dos saberes por ele produzidos. As práticas compartilhadas são potencializadas quando permeadas pela escrita do professor – principalmente as narrativas autobiográficas e as narrativas da experiência. Finalmente, o texto ressalta a importância dos grupos de discussão como práticas de formação e de pesquisa na formação inicial.

 

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Publicado

2011-11-04
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Cómo citar

NACARATO, Adair Mendes. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E PESQUISA. REMATEC, Belém, vol. 6, n.º 9, p. 26–48, 2011. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/376. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos