Matemática Védica: Possibilidades didáticas para o ensino
Resumen
O presente artigo é parte de uma pesquisa sobre as possibilidades didáticas do uso da Matemática Védica, mais precisamente, um estudo das estratégias de ensino das quatro operações na perspectiva proposta pela matemática védica; que foca no desenvolvimento do cálculo mental e do pensamento lógico. O problema motivador da pesquisa emerge da dificuldade encontrada pelo autor junto aos estudantes, na resolução de problemas simples envolvendo as quatro operações nas séries iniciais do Ensino Fundamental 2. A postura de docente investigador adotada diante de tal problema, juntamente com as primeiras observações, conduziu às seguinte conclusões: (i) os estudantes (observados) não possuíam domínio das quatro operações com os números naturais. (ii) O método utilizado pela escola para ensinar tais operações não despertou o interesse pelo cálculo numérico, transformando tal atividade em algo enfadonho e desestimulante.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 155
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 406