Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470Palabras clave:
Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas, Ensino, Etnomatemática, Práticas Pedagógicas, Resolução de ProblemasResumen
A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.
Descargas
Métricas
Citas
BANDEIRA, F. de A. Pedagogia Etnomatemática: reflexões e ações em matemática do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARTON, B. Dando sentido à etnomatemática: etnomatemática fazendo sentido. In: José Pedro Machado Ribeiro, Maria do Carmo Santos Domite, Rogério Ferreira (Org.), Etnomatemática: papel, valor e significado. São Paulo: Zouk, 2004. p. 39-74.
D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 5 ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo
Horizonte: Autêntica, 2001.
D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100008
D’AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v.10, n.1, jan./jun. 2008.
D’AMBROSIO, U. Fenomenologia e etnomatemática: para além das grades da gaiola. Revista do Instituto Humanitas Unisinos. 2011. IHU-Online, 378, 39-40.
FERREIRA, E. S. O que é etnomatemática. São Paulo: UNICAMP, 1997.
FERREIRA, E. S. Programa de Pesquisa Científica Etnomatemática. Revista Brasileira de História da Matemática (RBHM). Especial nº 1 – Festschrift Ubiratan D’Ambrosio, 2007, p. 273-280.
FREIRE, F. O. Etnomatemática: o saber-fazer dos cisterneiros do semiárido brasileiro e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática escolar. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
KNIJNIK, G. et. al. Etnomatemática em Movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LIMA, F. D. Etnomatemática no garimpo: uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática na perspectiva da Resolução de Problemas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
LIMA, E. A. Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana – CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a Teoria da Objetivação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
MESQUITA, R. V. O custo (oculto) da água. Revista Planeta, São Paulo (SP), jun. 2015. In: FREIRE, F. O. Etnomatemática: o saber-fazer dos cisterneiros do semiárido brasileiro e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática escolar. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MORAIS, J. N. Etnomatemática da feira livre: contribuições para uma proposta didático–pedagógica de ensino–aprendizagem em matemática na educação básica. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657
ROSA, M.; OREY, D. C. Fragmentos históricos do programa etnomatemática: como tudo começou? In: Anais do 6º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Natal: SBHMat, 2014. p. 535-558.
ROSA, M; OREY, D. C. Influências etnomatemáticas em sala de aula: caminhando para a ação pedagógica. 1 ed. Curitiba: Appris, 2017.
SOUSA, O. S. Programa Etnomatemática: interfaces e concepções e estratégias de difusão e popularização de uma teoria geral do conhecimento. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo, 2016.
SOUSA, O. S. (Org.). e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. Teresina, PI: IFPI, 2020. 456 p.
SOUSA, O. S.; FONSECA, A.; ROSA, M.. EtnoMatemaTicas: Pluralidade Cultural em Diversos Brasis. Journal of Mathematics and Culture. October, v. 11, 2, p. 139-168, 2017.
VERGANI, T. Educação Etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 1008
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 350