O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina

Autores

  • Jacqueline Policarpo de Limas Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Atas Pedagógicas, Planos de Aula, Aritmética

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar as permanências e descontinuidades das indicações metodológicas difundidas para o ensino de Aritmética na formação do professor complementarista catarinense, no período de 1942 a 1947. Foram privilegiadas como fontes de pesquisa as atas pedagógicas. Evidenciaram-se as orientações para o ensino de aritmética nos documentos normativos expedidos pelo governo, os registros das Atas das reuniões pedagógicas e alguns planos de aulas dos professores que lecionavam no curso. As questões que se pretendem responder são: Qual o cenário da formação  do  professor complementarista? Quais  as orientações  metodológicas  indicadas  nas  atas analisadas referente ao ensino de Aritmética? Apoiados nos teóricos da história cultural, como Certeau (2010), e nos estudos de Valdemarin (2010) acerca dos usos e métodos para ensinar Aritmética, as análises possibilitaram inferir uma continuidade no método intuitivo, ainda que neste recorte temporal a vaga da Escola Nova era prescrita nos documentos normativos.

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Publicado

2016-12-23
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Como Citar

POLICARPO DE LIMAS, Jacqueline; ANTONIO DA COSTA, David. O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina. REMATEC, Belém, v. 11, n. 23, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/265. Acesso em: 26 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos