Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
Palavras-chave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, Problemas Abertos, GeneralizaçãoResumo
A resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante abordagem didática. Neste artigo pretende-se mostrar como a atividade investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das diversas resoluções por eles formuladas possibilitou o desenvolvimento do pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 147
- PDF downloads: 70