TENSÕES NO PROCESSO DE ANÁLISE DE MODELOS EM UM CURSO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Palavras-chave:
Análise de Modelos, Tecnologias Digitais, Teoria da Atividade, Seres-humanos- com-mídiasResumo
O objetivo desse artigo é analisar as contradições internas emergentes do trabalho de estudantes com uma proposta pedagógica voltada para o ensino de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) baseada na Análise de Modelos e no uso de tecnologias digitais. A proposta foi desenvolvida com estudantes de graduação em Biologia, cursando a disciplina Matemática Aplicada, cuja ementa inclui o estudo de funções, noções de limites, derivadas e integrais, e suas aplicações. A ideia central da proposta pedagógica é desenvolver alguns dos conceitos de CDI de forma inter- relacionada com a análise de um modelo matemático para um fenômeno biológico. Tomando como pressupostos teóricos o construto teórico seres-humanos-com-mídias (BORBA; VILLARREAL, 2005) e a Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 2001), e com base na análise de extratos de entrevistas realizadas com os estudantes, observamos que a proposta pedagógica constituiu-se na própria fonte de uma contradição interna história e estrutural, assim como foi elemento chave para sua superação.
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