Alunos dos anos iniciais em atividades de modelagem matemática: uma análise semiótica dos diagramas
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024013.id533Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Semiótica peirceana, Diagramas, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Familiarização dos alunosResumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com uma turma de alunos dos anos iniciais em atividades de modelagem matemática com o objetivo de analisar as suas ações ao escolher uma temática e desenvolver a atividade de forma autônoma. A fundamentação teórica está subsidiada na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e as ações dos alunos são analisadas à luz da semiótica peirceana. Os alunos do 5º ano de uma escola municipal do norte do Paraná, organizados em grupos, partiram de brincadeiras escolhidas por eles, para definir e solucionar problemas matemáticos. A análise qualitativa de cunho interpretativo está focada no quadro teórico e nos dados obtidos por registros escritos, fotos, vídeos e falas das gravações em aulas de Matemática. O conjunto de dados nos permitiu evidenciar que os alunos, familiarizados com atividades de modelagem, estabeleceram relações com uma situação real, com conteúdos matemáticos e com o fazer modelagem matemática, mostrando-se preparados para articular situações da realidade e Matemática estruturada no contexto escolar.
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