Processos de Ensino e de Aprendizagem das Integrais Duplas: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024031.id605

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Educação Matemática, Integrais Duplas

Resumo

Este artigo, recorte de uma investigação de doutorado, tem o objetivo de apresentar uma síntese comentada dos estudos que tratam de processos de ensino e de aprendizagem de integrais duplas. Foram registrados os objetivos, sujeitos, teorias utilizadas, principais resultados observados e um diálogo entre eles. Constatamos que essas integrais são discutidas no contexto do cálculo de medidas de áreas e volumes e foram desenvolvidas tendo como alvo o seu ensino ou aprendizagem em alguma habilitação em Engenharia. Os resultados sinalizam a necessidade da realização de pesquisas priorizando a abordagem dessas integrais, nas salas de aula de Engenharia, por meio de estratégias elaboradas a partir de questões constantes no eixo específico dessa graduação, as quais serviriam de ponto de partida para a elaboração de atividades contextualizadas na prática do Engenheiro e que, possivelmente, ao serem trabalhadas poderiam despertar o interesse dos estudantes e possibilitar-lhes a efetiva construção de conhecimentos acerca desse objeto matemático.

 

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Biografia do Autor

Galvina Maria de Souza Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022), Mestrado em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), Especialização em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1998) e Licenciatura em Matemática pela pela Universidade Estadual de Minas Gerais (1997). É pesquisadora na PUC - SP do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa, também na mesma instituição, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica) atuando na linha de investigação A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores. Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, bem como, nos processos de ensino e de aprendizagem que envolvem cursos de Formação de Professores de Matemática. Tem experiência em processos de ensino e de aprendizagem da Matemática em cursos de Engenharia e de Formação de Professores de Matemática, nas modalidades de Ensino Presencial, à Distância e Híbrido, atuando como Docente e, nesse último, como Coordenadora. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT/UESB)

Gabriel Loureiro de Lima Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 está na coordenação do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia (GT-CbME) da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

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Publicado

2024-08-07
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Como Citar

SOUZA, Galvina Maria de Souza; LIMA, Gabriel Loureiro de Lima. Processos de Ensino e de Aprendizagem das Integrais Duplas: uma revisão de literatura. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024031, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024031.id605. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/605. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos