Processos de Ensino e de Aprendizagem das Integrais Duplas: uma revisão de literatura
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024031.id605Palavras-chave:
Revisão de Literatura, Educação Matemática, Integrais DuplasResumo
Este artigo, recorte de uma investigação de doutorado, tem o objetivo de apresentar uma síntese comentada dos estudos que tratam de processos de ensino e de aprendizagem de integrais duplas. Foram registrados os objetivos, sujeitos, teorias utilizadas, principais resultados observados e um diálogo entre eles. Constatamos que essas integrais são discutidas no contexto do cálculo de medidas de áreas e volumes e foram desenvolvidas tendo como alvo o seu ensino ou aprendizagem em alguma habilitação em Engenharia. Os resultados sinalizam a necessidade da realização de pesquisas priorizando a abordagem dessas integrais, nas salas de aula de Engenharia, por meio de estratégias elaboradas a partir de questões constantes no eixo específico dessa graduação, as quais serviriam de ponto de partida para a elaboração de atividades contextualizadas na prática do Engenheiro e que, possivelmente, ao serem trabalhadas poderiam despertar o interesse dos estudantes e possibilitar-lhes a efetiva construção de conhecimentos acerca desse objeto matemático.
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