Formação Continuada de Professores de Matemática: Sala de Aula Invertida com apoio das TICs

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024024.id606

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Formação Continuada, Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologias ativas

Resumo

O estudo descreve a aplicação da Sala de Aula Invertida (SAI) na formação contínua de professores de Matemática, integrando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Dezesseis professores participaram do curso virtual na Regional Centro Sul da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O curso, realizado de forma síncrona e assíncrona, envolveu análises de percepções por meio de formulários eletrônicos, entrevistas e atividades práticas. As conclusões destacam o potencial da SAI com suporte de TIC nas práticas pedagógicas. O estudo resultou no livro digital "Guia da Sala de Aula Invertida para Professores de Matemática", desenvolvido com base nos princípios do Design Science Research (DSR). Esse guia não apenas compila boas práticas, mas também incorpora os elementos do DSR para oferecer uma ferramenta prática e eficaz aos professores interessados em implementar a Sala de Aula Invertida.

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Biografia do Autor

Gregson Barros da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Ensino de Matemática pelo IME - UFRJ e MBA em Gestão Empreendedora - UFF (Universidade Federal Fluminense)Possui Graduação Licenciatura em Matemática pela FAA - Fundação Dom André Arcoverde (2005) e cursos de aperfeiçoamento e atualização na área de Matemática, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Professor estatutário da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e pesquisador na área de metodologias ativas aplicadas com apoio das TIC na Educação Matemática. 

José Maria Nazar David, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1983), mestrado (1991) e doutorado (2004) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado e membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas colaborativos, desenvolvimento distribuído de software, manutenção e evolução de software, e-Science, informática e educação, internet of things (IoT) e ecossistemas de software. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), membro do Comitê Diretivo do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2024.

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Informática pela Universidade do Contestado (UnC) (1998;2001), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando nos cursos de graduação em Licenciatura em Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, bem como nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) (Mestrado e Doutorado) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) (Mestrado). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Tecnologias na Educação e Educação a Distância

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2024-07-27
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Como Citar

SILVA, Gregson Barros da; DAVID, José Maria Nazar; SCORTEGAGNA, Liamara. Formação Continuada de Professores de Matemática: Sala de Aula Invertida com apoio das TICs. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024024, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024024.id606. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/606. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos