Formação Continuada de Professores de Matemática: Sala de Aula Invertida com apoio das TICs
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024024.id606Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida, Formação Continuada, Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologias ativasResumo
O estudo descreve a aplicação da Sala de Aula Invertida (SAI) na formação contínua de professores de Matemática, integrando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Dezesseis professores participaram do curso virtual na Regional Centro Sul da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O curso, realizado de forma síncrona e assíncrona, envolveu análises de percepções por meio de formulários eletrônicos, entrevistas e atividades práticas. As conclusões destacam o potencial da SAI com suporte de TIC nas práticas pedagógicas. O estudo resultou no livro digital "Guia da Sala de Aula Invertida para Professores de Matemática", desenvolvido com base nos princípios do Design Science Research (DSR). Esse guia não apenas compila boas práticas, mas também incorpora os elementos do DSR para oferecer uma ferramenta prática e eficaz aos professores interessados em implementar a Sala de Aula Invertida.
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