Jogos envolvendo potenciação e radiciação no ensino médio

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024041.id632

Palavras-chave:

Jogos, PRP, Potenciação, Radiciação, Ensino Médio

Resumo

Esta investigação, desenvolvida durante a participação de seus autores no Programa de Residência Pedagógica (PRP), tem como objetivo analisar a aplicação de uma proposta pedagógica que utiliza três jogos para ensinar potenciação e radiciação a alunos da 1ª série do Ensino Médio. A proposta foi realizada no componente curricular Letramento Matemático, no qual foram identificadas necessidades formativas no conhecimento matemático dos estudantes após o período de pandemia do Covid-19. O instrumento de coleta de dados que subsidiou esta pesquisa, isto é, as narrativas pedagógicas, foram construídas por meio de diários de bordo. Utilizou-se uma análise de discurso sobre as narrativas dos pesquisadores que constroem um texto narrativo único, fruto do movimento analítico interpretativo. Como resultados, temos o fato de que os estudantes conheceram, revisaram e se aprofundaram quanto aos objetos de conhecimento relacionados à potenciação e radiciação, e ainda que o uso de jogos promoveu as seguintes conquistas: autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação entre os próprios participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laine Silva Ramos, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Matemática Licenciatura (UEMA). Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Cidade Universitária Paulo VI, São Luís, Tirirical, Maranhão, Brasil

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Cidade Universitária Paulo VI, São Luís, Tirirical, Maranhão, Brasil

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação (UFSCar). Professora Adjunta A do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Cidade Universitária, Maranhão, Brasil. 

Referências

AMBROZI, Luiz. Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Caxias do Sul, 2017. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/3450/Dissertacao%20Luiz%20Ambrozi.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 nov. 2024.

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8ª Edição. São Paulo: Cortez, 2012. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/suzinascimento/didatica-1/textos/Saberes%20pedagogicos%20e%20atividade%20docente.pdf/view. Acesso em: 20 nov. 2024.

BOGDAN, Robert; BIKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12ª ed. Porto: Porto, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 2ª ed. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Edital n.º 1/2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

CHIUMMO, Ana; OLIVEIRA, Emilio Celso de. Jogos matemáticos e sua relação com a aprendizagem de Matemática. In: V SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO: EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL, 2017, São Paulo. Anais [...], 2017, v. 1, p. 741-746.

FLEMMING, Diva Marília; LUZ, Elisa Flemming; COLLAÇO DE MELLO, Ana Cláudia Tendências em educação matemática. 2ª ed. Palhoça, RS: UnisulVirtual, 2005. Disponível em: https://repositorio-api.animaeducacao.com.br/server/api/core/bitstreams/ec4e6785-0dd7-45b7-a116-e53474a69b7d/content. Acesso em: 20 nov. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 238f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Caderno Pedagógico 2023: Matemática – anos finais do Ensino Fundamental, Secretaria de Estado da Educação. São Luís, 2023. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/Caderno-Pedagogico-Matematica-Professor-2023.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

MOREIRA, Jôse Carolina Aandrade. Os jogos no ensino da Matemática: atividades envolvendo jogos matemáticos no ensino de frações para alunos nas séries finais do Ensino Fundamental. 2014. 64 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara, Jussara, Goiás, 2014. Disponível em: https://cdn.ueg.edu.br/source/jussara/conteudoN/1209/Monografia_Jse.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

PINTO, Andréia Cardoso. Aplicações de jogos nas séries iniciais do Ensino Fundamental envolvendo as quatro operações. 2008. 47 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara, Jussara, Goiás, 2008. Disponível em: https://cdn.ueg.edu.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/Monografia_Andreia_Cardoso.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; FERREIRA, Cláudia Roberta; FERNANDES, Carla Helena. Narrativa pedagógica e memoriais de formação: escrita dos profissionais da educação? Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 26, p. 143-153, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24216/17195. Acesso em: 20 nov. 2024.

RODRIGUES, Gustavo Souza. Uma proposta de aplicação de jogos matemáticos no Ensino Básico. 208. 98f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SANTOS, Fabrício Bueno Borges dos. Práticas de Ensino-aprendizagem de Probabilidade Através do Jogo Batalha Naval. Educação Matemática em Revista, RS, v. 1, n. 14, p. 21-28, Ano 14, 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1508/994. Acesso em: 20 nov. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SILVA, Jonas Laranjeiras Saraiva da et al. Matemática lúdica: Ensino Fundamental e Médio. Educação em Foco, v. 6, n. 3, p. 26-36, 2013. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/84768757/matematica_ludica.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

SMOLE, Kátia Stocco et al. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SOARES, Simaria de Jesus. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 168-180, jan./dez. 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/314/348. Acesso em: 20 nov. 2024.

SOUZA, Victor Louis Rosa. de; LANDIM, Evanilson Landim; PEREIRA, Lucila Batista Dantas. Jogo Banco das Funções: uma proposta didática para o processo de conceitualização de funções na educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...], São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), 2016, p. 1-12. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8006_3950_ID.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

STRAPASON, Lísie Pippi Reis. O uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem da matemática no 1º ano do Ensino médio. 2011. 193f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/378. Acesso em: 20 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-24
Métricas
  • Visualizações do Artigo 357
  • PDF downloads: 121

Como Citar

RAMOS, Laine Silva; BARBOSA, Mauro Guterres; MELO, Rayane de Jesus Santos. Jogos envolvendo potenciação e radiciação no ensino médio. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024041, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024041.id632. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/632. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos