Jogos envolvendo potenciação e radiciação no ensino médio
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024041.id632Palavras-chave:
Jogos, PRP, Potenciação, Radiciação, Ensino MédioResumo
Esta investigação, desenvolvida durante a participação de seus autores no Programa de Residência Pedagógica (PRP), tem como objetivo analisar a aplicação de uma proposta pedagógica que utiliza três jogos para ensinar potenciação e radiciação a alunos da 1ª série do Ensino Médio. A proposta foi realizada no componente curricular Letramento Matemático, no qual foram identificadas necessidades formativas no conhecimento matemático dos estudantes após o período de pandemia do Covid-19. O instrumento de coleta de dados que subsidiou esta pesquisa, isto é, as narrativas pedagógicas, foram construídas por meio de diários de bordo. Utilizou-se uma análise de discurso sobre as narrativas dos pesquisadores que constroem um texto narrativo único, fruto do movimento analítico interpretativo. Como resultados, temos o fato de que os estudantes conheceram, revisaram e se aprofundaram quanto aos objetos de conhecimento relacionados à potenciação e radiciação, e ainda que o uso de jogos promoveu as seguintes conquistas: autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação entre os próprios participantes.
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