A produção do pensamento aritmético na formação inicial do pedagogo: contributos da Teoria da Objetivação
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024003.id687Palavras-chave:
Ensino da Matemática, Labor Conjunto, Ética ComunitáriaResumo
Este artigo, de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa-ação desenvolvida com estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma Instituição Pública de Ensino Superior, apresenta elementos da Teoria da Objetivação, em especial, o labor conjunto e a ética comunitária. Estes, apresentam-se como basilares para o ensino da unidade temática Números e o desenvolvimento do pensamento aritmético crítico e reflexivo de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como suporte didático, também se discute acerca da estrutura geral, e seus elementos, de uma atividade à luz da referida teoria. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não-estruturadas e registros fotográficos, para que, oportunamente, se pudesse triangular o referencial teórico da Teoria da Objetivação e da produção do conceito de número, com as informações coletadas dos sujeitos durante a pesquisa. Ademais, observa-se as contribuições da Teoria da Objetivação na formação matemática do professor pedagogo em formação inicial.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
HOWDEN, Hilde. Teaching number sense. Arithmetic Teacher, v. 36, n. 6, p. 6-11, 1989. Disponível em https://www.jstor.org/stable/i40053564. Acesso em: 26 jul 2024. DOI: https://doi.org/10.5951/AT.36.6.0006
MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica: etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro, 2006.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RADFORD, Luis. ¿Cómo sería una actividad de enseñanza-aprendizaje que busca ser emancipadora?: La labor conjunta en la teoria de la objetivacíon. Revista Colombiana de Matemática Educativa - RECME, v. 5, n. 2, p. 15-31, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/22713/. Acesso em: 21 dez. 2023.
RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
RADFORD, Luis. ¿Qué significa aprendizaje colectivo? ¿Cómo lograrlo em la clase de matemáticas? Revista Μαθηματικά: epistemologia e educação, v. 1, e2023101, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistamatematica/article/view/257280. Acesso em: 26 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.257280
SANTOS, Maria José Costa dos. O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, v. 15, p. 96-116, fluxo contínuo, 2020. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/126. Acesso em: 21 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p96-116.id238
SANTOS, Maria José Costa dos.; ALMEIDA NETO, Carlos Alves de. Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, v. 16, n. 39, p. 101-118, set./dez. 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/27. Acesso em: 21 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p101-118.id490
SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino de Matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2022. DOI: https://doi.org/10.24824/978652513481.9
VAN DE WALLE, Jonh. Matemática no ensino fundamental: formação de professores em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 252
- PDF downloads: 175