Uma análise semiótica da aprendizagem de progressões aritméticas quando o aluno constrói seu instrumento de aprendizagem

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024042.id694

Palavras-chave:

Progressões aritméticas, tecnologias digitais, aprendizagem significativa, abordagem instrumental, App Inventor

Resumo

Este estudo investiga como o uso de tecnologias digitais pode potencializar o aprendizado de progressões aritméticas (P.A.) no Ensino Médio. Realizou-se um experimento didático com alunos de uma escola pública no município de Soure-PA, utilizando o App Inventor 2 para construção de aplicativos. A pesquisa fundamenta-se na abordagem instrumental de Rabardel e na teoria dos registros semióticos de Duval, explorando as interações entre sujeito, objeto e instrumento. Observou-se que a criação de aplicativos pelos alunos não apenas fortaleceu a aprendizagem de conceitos matemáticos, mas também aumentou a motivação. Os resultados revelam que a metodologia promoveu um aprendizado significativo, com destaque para o desenvolvimento da autonomia e habilidades de resolução de problemas matemáticos. O estudo conclui que o uso pedagógico de dispositivos móveis pode contribuir para transformar a prática docente e aprimorar a aprendizagem em matemática.

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Biografia do Autor

Saul Rodrigo da Costa Barreto, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Fábio José da Costa Alves, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. 

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Publicado

2024-11-24
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Como Citar

BARRETO, Saul Rodrigo da Costa; ALVES, Fábio José da Costa. Uma análise semiótica da aprendizagem de progressões aritméticas quando o aluno constrói seu instrumento de aprendizagem. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024042, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024042.id694. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/694. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos