Uma análise semiótica da aprendizagem de progressões aritméticas quando o aluno constrói seu instrumento de aprendizagem
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024042.id694Palavras-chave:
Progressões aritméticas, tecnologias digitais, aprendizagem significativa, abordagem instrumental, App InventorResumo
Este estudo investiga como o uso de tecnologias digitais pode potencializar o aprendizado de progressões aritméticas (P.A.) no Ensino Médio. Realizou-se um experimento didático com alunos de uma escola pública no município de Soure-PA, utilizando o App Inventor 2 para construção de aplicativos. A pesquisa fundamenta-se na abordagem instrumental de Rabardel e na teoria dos registros semióticos de Duval, explorando as interações entre sujeito, objeto e instrumento. Observou-se que a criação de aplicativos pelos alunos não apenas fortaleceu a aprendizagem de conceitos matemáticos, mas também aumentou a motivação. Os resultados revelam que a metodologia promoveu um aprendizado significativo, com destaque para o desenvolvimento da autonomia e habilidades de resolução de problemas matemáticos. O estudo conclui que o uso pedagógico de dispositivos móveis pode contribuir para transformar a prática docente e aprimorar a aprendizagem em matemática.
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