Chico César: o mestre na arte de compor a vida
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p74-93.id506Palavras-chave:
Chico César, Composição musical, Experiências, ArteResumo
O presente artigo tem como objetivo estudar a metáfora da composição musical por meio das obras e vivências do artista paraibano Chico César. Esse músico demonstra a importância da arte e da inventividade no mundo. As suas composições musicais inspiraram o desenvolvimento da pesquisa e, por meio delas, conseguimos destacar os processos de criação de Chico César e como eles estão relacionados com a sua vida, suas origens e experiências plurais. O trabalho tem como interlocutores pensadores como Edgar Morin, Paulo Freire, Arthur Schopenhauer, Lídia Silmara Marton, entre outros. Chico César, em sua arte, nos ensina que a vida é uma composição contínua e renovadora. A ética e a estética fazem parte da composição da vida, a diversidade e a compreensão humana são ímpetos para tecer a composição da nossa existência. Chico ensina, por meio de sua arte, a manifestação do elo entre vida, natureza e cultura.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, M. C. de. Ciências da complexidade e Educação: razão apaixonada e politização do pensamento. Natal: Editora EDUFRN, 2017.
CAPRA. F. A teia da Vida. Uma nova compreensão científica dos seres vivos. 8° ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.: Acesso em: 08 jan. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782002000100003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
DUARTE JUNIOR, J. F. Fundamentos estéticos da educação. 3° ed. Campinas: Editora Papirus, 1994.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5° ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 1º ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2013.
MARTON, S. L. Música, filosofia, formação: por uma escuta sensível do mundo. Dissertação (Mestrado)2005. – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14228. Acesso em: 03 jan. 2022.
MARQUES, M. F. Uma moça cosendo roupa com a linha do Equador: palavra, som e sentido em Chico César. 2013. 133f. tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Alagoas 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1833. Acesso em: Acesso em: 03 jan. 2022.
MORIN, E. Amor, poesia, sabedoria. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. Conhecimento, ignorância, mistério. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
MORIN, E.; CIURANA, E.-R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
MORIN, E. Meu caminho: entrevistas com Djénane Kareh Tager. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2010.
MORIN, E. Meus demônios. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E. O método 6: ética. 5. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2017.
MORIN, E. Os sete saberes necessários a educação Do futuro. 2. ed. São Paulo: Editora Unesco, 2000.
MORIN, E. Sobre a estética. 1º ed. Rio de Janeiro: Editora Pró-saber, 2017.
SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Editora Fapesp: Annablume, 1998.
.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica do belo. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 278
- PDF downloads: 218