O ensino problêmico como via para a formação do pensamento profissional metodológico: O caso do professor de Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024008.id735

Palavras-chave:

Ensino problêmico, pensamento profissional docente, pensamento metodológico, professor de Matemática, contradições dialéticas

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor, sob a perspectiva da Escola da Psicologia Histórico Cultural (EPHC), as potencialidades do Ensino Problêmico na formação e no desenvolvimento do Pensamento Profissional Docente (PPD) do professor de Matemática, mais especificamente do pensamento metodológico, ao se integrarem as contribuições de A. N. Leontiev sobre pensamento como tipo de atividade orientadora às de P. Ya. Galperin sobre o papel da atividade investigativa do sujeito e às de M. Majmutov sobre as situações problêmicas baseadas em contradições dialéticas como fonte do pensamento profissional do professor de Matemática, voltado para a transformação criativa de suas práticas de ensino que potencializam o desenvolvimento intelectual dos estudantes na escola. Acredita-se que a proposta apresentada neste artigo venha a contribuir para a prática profissional docente do professor de Matemática, visto que esta discussão ainda não tenha explorado o suficiente no campo da formação de professores no Brasil.

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Biografia do Autor

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana. Professor Titular do centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Rua das Amapolas, 582, Capim Macio, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59078-150. ORCID: .  Lattes: 

 

Alison Luan Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Escola Estadual Santos Dumont (SD), Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil.

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2024-12-31
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NÚÑEZ, Isauro Beltrán; SILVA, Alison Luan Ferreira da. O ensino problêmico como via para a formação do pensamento profissional metodológico: O caso do professor de Matemática. REMATEC, Belém, v. 19, n. 52, p. e2024008, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024008.id735. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/735. Acesso em: 1 maio. 2025.