Conhecimentos necessários para a docência em matemática: um olhar em teses e dissertações brasileiras (2000-2021)
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p109-128.id516Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Conhecimento docente, Professor que ensina matemática, MTSKResumo
A formação de professores que ensinam matemática é um tema recorrente para pesquisadores que atuam em Programas de Pós-Graduação. A pesquisa objetivou analisar o que dizem as dissertações e teses sobre os conhecimentos necessários para a atuação do docente de matemática. Para tanto, o aporte teórico foi ancorado em Shulman para a formação professor de modo geral, Ball, Thames e Phelps, e Carrillo e colaboradores para a formação do professor para ensinar matemática. Este estado do conhecimento investigou publicações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Após a análise das 63 publicações, é evidente que as denominações dos conhecimentos necessários ao professor que ensina matemática, antes do estabelecimento do Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática (MTSK), são controversos e dão importância maior a um tipo de conhecimento em detrimento de outro. Nesse sentido, as pesquisas com ancoramento no MTSK vêm se destacando nos últimos anos.
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Referências
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