REFLEXÕES ACERCA DO USO DE JOGOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Formação de estudantes e professores indígenas, Uso de Jogos, Pinturas Corporais, Práticas socioculturais, Ensino e aprendizagens das matemáticasResumo
Este artigo resulta das experiências formativas com estudantes e professores indígenas, no ensino de Matemática, nas universidades federais dos estados do Amazonas e Tocantins, no qual a questão de pesquisa consiste: Em que termos o uso de jogos e práticas socioculturais repercutem ações mobilizadoras na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática? Para tanto, objetivamos investigar o uso de jogos e práticas socioculturais na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática. O texto foi estruturado em três seções: a primeira, introdutória, aborda um panorama acerca do ensino de Matemática nas escolas indígenas; a segunda, situa a formação dos professores indígenas nos estados do Amazonas e Tocantins; por fim, apresentamos as práticas matemáticas formativas com os indígenas, enfatizando o uso de jogos e as pinturas corporais x práticas socioculturais. Quanto aos resultados alcançados, refletimos acerca do ensino e aprendizagem das matemáticas na formação de estudantes e professores indígenas por meio do uso de jogos e pinturas corporais relacionadas às práticas socioculturais dos indígenas.
Downloads
Métricas
Referências
SILVA, R. H. D. da. Afinal quem educa os educadores indígenas? In: GOMES, N. L; SILVA, P. B. G. (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (Coleção Trajetória).
STUANI, G. U. A construção curricular crítica no ensino de ciências naturais e suas implicações na prática docente. (194 f). Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010.
WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Editorial Paidós, 2001.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 148
- PDF downloads: 69