REFLEXÕES ACERCA DO USO DE JOGOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Authors

  • Gerson Ribeiro Bacury Universidade Federal do Amazonas
  • Elisângela Aparecida Pereira de Melo Universidade Federal do Tocantins

Keywords:

Formação de estudantes e professores indígenas, Uso de Jogos, Pinturas Corporais, Práticas socioculturais, Ensino e aprendizagens das matemáticas

Abstract

Este artigo resulta das experiências formativas com estudantes e professores indígenas, no ensino de Matemática, nas universidades federais dos estados do Amazonas e Tocantins, no qual a questão de pesquisa consiste: Em que termos o uso de jogos e práticas socioculturais repercutem ações mobilizadoras na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática? Para tanto, objetivamos investigar o uso de jogos e práticas socioculturais na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática. O texto foi estruturado em três seções: a primeira, introdutória, aborda um panorama acerca do ensino de Matemática nas escolas indígenas; a segunda, situa a formação dos professores indígenas nos estados do Amazonas e Tocantins; por fim, apresentamos as práticas matemáticas formativas com os indígenas, enfatizando o uso de jogos e as pinturas corporais x práticas socioculturais. Quanto aos resultados alcançados, refletimos acerca do ensino e aprendizagem das matemáticas na formação de estudantes e professores indígenas por meio do uso de jogos e pinturas corporais relacionadas às práticas socioculturais dos indígenas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

SILVA, R. H. D. da. Afinal quem educa os educadores indígenas? In: GOMES, N. L; SILVA, P. B. G. (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (Coleção Trajetória).

STUANI, G. U. A construção curricular crítica no ensino de ciências naturais e suas implicações na prática docente. (194 f). Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010.

WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Editorial Paidós, 2001.

Published

2016-03-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 149
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 69

How to Cite

RIBEIRO BACURY, Gerson; PEREIRA DE MELO , Elisângela Aparecida. REFLEXÕES ACERCA DO USO DE JOGOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA. REMATEC, Belém, vol. 10, no. 19, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/302. Acesso em: 21 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos

Most read articles by the same author(s)