Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Educação Inclusiva, Educação Matemática, Educação Especial

Resumo

Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas.

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Biografia do Autor

Priscila Kabbaz Alves da Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutoranda em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT).

Adriela Maria Noronha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense (IFC).

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2021-05-07
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Como Citar

ALVES DA COSTA, Priscila Kabbaz; RUTZ DA SILVA, Sani de Carvalho; NORONHA, Adriela Maria. Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 38, p. 01–18, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35. Acesso em: 28 abr. 2024.

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