Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Educação Inclusiva, Educação Matemática, Educação EspecialResumo
Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas.
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