ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA METODOLÓGICA
Palavras-chave:
Argumentação, Matemática, Geometria, MétodoResumo
Este artigo trata da prática da argumentação como método de ensino, focando os conceitos de área e perímetro de figuras planas. Temos como objetivo evidenciar a prática da argumentação como método que favoreça a compreensão de conceitos em matemática, tomando como referência o caso da área e perímetro de figuras planas. Para alcançar nosso objetivo propomos uma sequência de atividades modelada e analisada com base nas fases que compõem o processo argumentativo segundo Toulmin. A metodologia do estudo apoiou- se em pressupostos da Etnografia, a intervenção foi efetivada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental (alunos de 10 a 11 anos), utilizando duas instituições argumentativas: a sala de aula e o laboratório de informática, no qual usamos o software Geogebra. As análises das atividades evidenciaram que a prática da argumentação favoreceu a compreensão dos conceitos de área e perímetro de figuras planas, habilitando essa prática como método de ensino.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 351
- PDF downloads: 267