Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458

Palavras-chave:

Educação Matemática, Bachelard, Obstáculos Epistemológicos, Noções de números, Aprendizagem matemática

Resumo

No campo da educação matemática, há pesquisas que discutem sobre o olhar que as pessoas possuem sobre o ensino de matemática em contexto escolar, expondo o pensamento de que a matemática é difícil de ser compreendida, ou ainda, a vontade de evitá-la. No entanto, acreditamos que o processo da escolarização pode contribuir para a superação de desafios e dificuldades enfrentadas, em relação à aprendizagem de conteúdos da disciplina. Assim, no presente artigo, estabelecemos como objetivo compreender possíveis obstáculos epistemológicos que se apresentam à construção da cognição matemática em contexto escolar. Para tanto, tivemos como aporte teórico a teoria bachelardiana, e realizamos uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no banco de dados da Scielo, delimitando o período de 2011 a 2021. Verificamos que as crianças aprendem as noções e os conteúdos matemáticos em decorrência de processos complexos que implicam uma construção, trilhando o caminho do concreto ao abstrato, na sistematização dos conhecimentos matemáticos.

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Biografia do Autor

Elen Ariane Freitas Pereira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Licenciada em Pedagogia pela (UEA).

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Área de concentração: Educação Matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), título revalidado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Cacoal. Especialização em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), atuando principalmente nos campos de conhecimento de Formação de Professores e Etnomatemática. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciência da UEA - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Educação) Matemática e Tecnologias - COMPLEXUS.

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2023-01-01
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Como Citar

PEREIRA, Elen Ariane Freitas; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da. Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola . REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023002, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos