Elementos da natureza como mobilizadores de experiências matemáticas na Educação Infantil

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024027.id612

Palavras-chave:

Aprendizagem matemática, Elementos da Natureza, Experiência, Processos Cognitivos

Resumo

A aprendizagem matemática é um processo que se inicia juntamente com o desenvolvimento da criança e é influenciado pelas experiências que ela constrói ao longo da vida. Nessa direção apresenta-se resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender como a mobilização de processos cognitivos, por meio da exploração de elementos da natureza, na Educação Infantil, contribui para a aprendizagem matemática de crianças pequenas. Para a construção de dados, utilizou-se oficinas pedagógicas e roda de conversa com crianças de uma turma de jardim II, de uma escola municipal da cidade de Juruti-PA. Os resultados obtidos indicam que a aprendizagem matemática resulta da experiência, que é resultante de um processo reflexivo, que cada um constrói na interação com as coisas, e que, na Educação Infantil, flores, folhas, gravetos podem constituir um campo interativo que viabiliza a aprendizagem matemática.

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Biografia do Autor

Gecenilda Neves Lira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Educação em Ciências na Amazônia. Pedagoga e Licenciada em Geografia (UFPA). Professora de Educação Infantil na cidade de Juruti-PA.

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas. Mestra em Estudos Amazônicos. Mestra em Educação em Ciências na Amazônia. Licenciada em Matemática.

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2024-08-02
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Como Citar

LIRA, Gecenilda Neves; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da. Elementos da natureza como mobilizadores de experiências matemáticas na Educação Infantil . REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024027, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024027.id612. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/612. Acesso em: 1 maio. 2025.

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