Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023029.id497Palavras-chave:
Educação Matemática, Gênese Instrumental, Barras de Cuisenaire, FraçãoResumo
Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Pós-doutorado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar o fenômeno da Gênese Instrumental na interação com o artefato barras de Cuisenaire no processo de significação do objeto matemático divisão de frações. Os participantes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva possui delineamento de uma pesquisa-ação-formação, os dados foram coletados a partir da observação, questionários e gravação em vídeo. A transformação do artefato barras de Cuisenaire em instrumento pode ser constatada por meio da mobilização dos esquemas de utilização do tipo esquemas de ação coletiva instrumentada, caracterizando assim o fenômeno da Gênese Instrumental.
Downloads
Métricas
Referências
BAILEY, Drew H. et al. Competence with fractions predicts gains in mathematics achievement. Journal of experimental child psychology, v. 113, n. 3, p. 447-455, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022096512001063. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jecp.2012.06.004
BELLEMAIN, Franck; TROUCHE, Luc. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 9, n. 1, p. 105-144, 2018. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/28574/1/Bellemain2018COMPREENDER.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.
BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental, v. 2. Porto Alegre: Penso, 2020.
BOOTH, Julie L.; NEWTON, Kristie J. Fractions: Could they really be the gatekeeper’s doorman?. Contemporary Educational Psychology, v. 37, n. 4, p. 247-253, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0361476X12000392. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2012.07.001
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular–Documento preliminar. MEC:Brasília, DF, 2017.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. 9 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1989.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; Tradução Magda Lopes. – 3 ed. – Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010.
DRIJVERS, Paul et al. The teacher and the tool: Instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in mathematics, v. 75, p. 213-234, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. https://doi.org/10.1007/s10649-010-9254-5. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-010-9254-5
POWELL, A. B. Melhorando a Epistemologia de Números Fracionários: uma Ontologia ba- seada na História e Neurociência. REMATEC, [S. l.], v. 13, n. 29, 2018a. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id148. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/200. Acesso em: 15 jun. 2023.
POWELL, Arthur B.. Reaching back to advance: Towards a 21st-century approach to fraction knowledge with the 4A-Instructional Model. Perspectiva, v. 36, n. 2, p. 399-420, 2018b. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p399
Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000200399&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2023.
POWELL, A. B. Measuring Perspective of Fraction Knowledge: Integrating Historical and Neurocognitive Findings. ReviSeM, Sergipe,n. 1, p. 1-19, 2019a. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/30098/1/Belford2019Measuring.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.11286
POWELL, A. B. How does a fraction get its name?. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 700–713, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23846. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23846. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23846
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995. 239 p. Disponível em: https://hal.science/hal-01017462/document. Acesso em: 15 jun. 2023.
SALAZAR, J. V. F. Gênese instrumental na interação com Cabri 3D: um estudo de transformações geométricas no espaço. 2009, 319f, Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat. Acesso em: 15 jun. 2023.
SIEGLER, Robert S. et al. Fractions: The new frontier for theories of numerical development. Trends in cognitive sciences, v. 17, n. 1, p. 13-19, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364661312002653. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tics.2012.11.004
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.
TORBEYNS, Joke et al. Bridging the gap: Fraction understanding is central to mathematics achievement in students from three different continents. Learning and instruction, v. 37, p. 5-13, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959475214000255. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2014.03.002
TROUCHE, L. Environnements informatisés et mathématiques: quels usages pour
quells apprentissages? Educational Studies in Mathematics. v.55, pp.181-197,
Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/B:EDUC.0000017674.82796.62. Acesso em: 15 jun. 2023.
TROUCHE, Luc. An instrumental approach to mathematics learning in symbolic calculator environments. In: The didactical challenge of symbolic calculators. Springer, Boston, MA, 2005. p. 137-162. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/0-387-23435-7_7. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/0-387-23435-7_7
VERGNAUD, Gérard. Teoria dos Campos Conceituais. Anais do Primeiro Seminário Internacional De Educação Matemática do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 1993.
VERGNAUD, G. Au fond de l’apprentissage, la conceptualisation. In: ÉCOLE D’ETE DE DIDACTIQUE DES MATHEMATIQUES. Actes de la 8ème Ecole d'Eté de Didactique des Mathématiques. Clermont-Ferrand: IREM (Université Clermont-Ferrand 2), 1996. p. 174-185.
VERILLON, Pierre; RABARDEL, Pierre. Cognition and artifacts: A contribution to the study of though in relation to instrumented activity. European journal of psychology of education, p. 77-101, 1995. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03172796
WEARNE, D; KOUBA, V. L. Rational numbers. In: SILVER, E. A.; KENNEY, P. A. Results from the seventh mathematics assessment of the National Assessment of Educational Progress. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000. p. 163-191.
XIMENES , P. de A. S. .; PEDRO, L. G. . .; CORRÊA , A. M. de C. . A pesquisa-formação sob diferentes perspectivas no campo do desenvolvimento profissional docente . Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, n. Contínua, p. e010, 2022. DOI: 10.14393/ER-v29a2022-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/64666. Acesso em: 15 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-10
ZUCHI, I. A integração dos ambientes tecnológicos em sala: novas potencialidades e novas formas de trabalho. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2008, Recife. Matemática Formal e Matemática não-Formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos. Universidade Federal Rural de Pernambuco, 155f, Recife, 2008. Disponível em: http://www.ded.ufrpe.br/sistemática/CD-Rom%202%2OSIPEMAT/artigos/CO-167.pdf> Acesso em: 15 jun. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 270
- PDF downloads: 247