Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023037.id519Palavras-chave:
Educação Matemática, Didática da Matemática, Teoria Antropológica do Didático, Geometria dos FractaisResumo
O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Para tanto, apresentamos a análise de uma tarefa referente ao desenvolvimento do cálculo para a medida da área do fractal. Este trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que possibilitou modelar e analisar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de União da Vitória - PR. As análises evidenciaram, por exemplo, que os estudantes identificaram uma relação numérica entre a medida total da área da figura e os níveis do fractal, e escreveram algebricamente a expressão para o cálculo da medida total da área da figura em uma etapa qualquer.
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Fractal: para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica. 2005.
CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: l’ approche anthropologique. IUFM d’Aix-Marseille.1998.
CHEVALLARD, Yves. A teoria antropológica do didático face ao professor de matemática. In: ALMOULOUD, Saddo Ag; FARIAS, Luiz Marcio Santos; HENRIQUES, Afonso. (Org.). A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018, p. 31-50.
DIAS, Marlene Alves; SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos. Elementos da Teoria Antropológica do Didático para Análise das Propostas Institucionais Brasileiras e Metodologias de Atividades e Percursos de Estudo e Pesquisa. In: ALMOULOUD, Saddo Ag; FARIAS, Luiz Marcio Santos; HENRIQUES, Afonso. (Org.). A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018, p. 523-550.
FREITAS, Maxlei Vinícius Cândido; BITTAR, Marilena. O Ensino de Volumes dos Sólidos Geométricos em Livros Didáticos do Ensino Médio Sob a Ótica da TAD. In: Anais do 1º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito. Bonito: LADIMA, 2016.
MORAN, Mariana; REZENDE, Veridiana. Uma exploração do Hexágono de Dürer com professores de Matemática da Educação Básica. Revista Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 109-127, 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X08152020109 DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X08152020109
PARANÁ. Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Curitiba: SEED. 2021.
PARANÁ. Secretária de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: SEED. 2008.
PEREIRA, Tiago; BORGES, Fábio Alexandre. A geometria dos fractais no ensino de Matemática: uma revisão bibliográfica categorizada das pesquisas brasileiras dos últimos dez anos. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 4, p. 563-581, 2017. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/28355/1/Borges2017A.pdf. Acesso em: 03 ago. 2023.
REZENDE, Veridiana; MORAN, Mariana; MÁRTIRES, Thais Michele; PAIXÃO, Fabrícia Carvalho. O Fractal Árvore Pitagórica e Diferentes Representações: uma Investigação com Alunos do Ensino Médio. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 160-171, 2018. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n2p160-171 DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n2p160-171
SANTOS, Cintia Melo dos; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Contribuições da teoria antropológica do didático na formação de professores de matemática. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 13, n. 27, p. 51-66, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i27.4281 DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i27.4281
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 220
- PDF downloads: 117