Ensino de Matemática na Era Digital: Inovações, Tendências e Perspectivas Futuras
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024026.id620Palavras-chave:
Tecnológicas no Ensino, Matemática, AprendizagemResumo
O presente estudo realizou uma análise de diversas ferramentas tecnológicas que foram perfeitamente integradas em ambientes educacionais matemáticos ao longo dos últimos anos. Vamos investigar a trajetória evolutiva dessas ferramentas, iluminando seu profundo impacto nos processos de transmissão e aquisição de conhecimento matemático no contexto brasileiro. Será dada especial atenção à elucidação da forma como os recursos digitais catalisaram o advento e a consolidação de metodologias pedagógicas interativas e dinâmicas, proporcionando aos alunos experiências educativas mais cativantes e personalizadas. Tal estudo constitui uma componente indispensável na sustentação da formulação de estratégias educativas e técnicas de ensino pioneiras, com o objetivo primordial de potencializar continuamente a eficácia do ensino e da aprendizagem da matemática. Ao atingirmos uma compreensão profunda das intrincadas nuances inerentes a estas transformações, estaremos mais bem equipados para esculpir um cenário futuro onde a tecnologia assumirá o papel de aliada indispensável na preparação dos alunos para superar os desafios que os aguardam.
Downloads
Métricas
Referências
BASILAIA, G.; KVAVADZE, D. Transition to Online Education in Schools during a SARS-CoV-2 Coronavirus (COVID-19) Pandemic in Georgia. Pedagogical Research, v. 5, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.29333/pr/7937
BRANDALISE, L.; PAULINO FREIRES, K. C.; CAMPOS DA SILVA, M.; DOS ANJOS, S. M.; MARINS DUARTE, A.; DA SILVA LUDUVINO, R. K.; DO NASCIMENTO MARREIROS, E. C.; ODÉCIO SALES, F.; CARVALHO BRANDÃO, J. A Gamificação Como Estratégia De Formação De Professores Em Matemática: Uma Abordagem Bibliográfica. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [s. l.], v. 5, n. 4, p. e545147, 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5147
BOS, B. Virtual math objects with pedagogical, mathematical, and cognitive fidelity. Computers in Human Behavior, v. 25, n. 2, p. 521–528, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2008.11.002
BUTTERWORTH, B.; VARMA, S.; LAURILLARD, D. Dyscalculia: From Brain to Education. Science, v. 332, n. 6033, p. 1049–1053, 2011. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1201536
CERQUEIRA, J. M.; CLETO, B.; MOURA, J. M; SYLLA, C; FERREIRA, L. Aplicações móveis para o ensino da Matemática com realidade aumentada. In: 5º Encontro sobre jogos e mobile learning, p. 177-187, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341313880_Aplicacoes_moveis_para_o_ensino_
da_Matematica_com_realidade_aumentada.
CNN BRASIL. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/pedro-duran/nacional/gestao-tarcisio-coloca-inteligencia-artificial-nas-escolas-mas-diz-que-professores-nao-serao-substituidos/. 2024
CULLEN, C. J.; HERTEL, J. T.; NICKELS, M. The Roles of Technology in Mathematics Education. The Educational Forum, v. 84, n. 2, p. 166–178, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683
DUARTE, C.; ALVES, R. DA S. ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA. Educação e Ensino de Ciências e Matemática: pesquisa, aplicação e novas tendências. p.204–212, 2022. Editora Científica Digital. DOI: https://doi.org/10.37885/211207039
HILTON, A. Engaging Primary School Students in Mathematics: Can iPads Make a Difference? International Journal of Science and Mathematics Education, v. 16, n. 1, p. 145–165, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10763-016-9771-5
LEMES, J. C.; MATESCO CRISTOVÃO, E. Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática. REMATEC, v. 16, n. 38, p. 179–198, 2021. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344
MOHMMED, A. O.; KHIDHIR, B. A.; NAZEER, A.; VIJAYAN, V. J. Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman. Innovative Infrastructure Solutions, v. 5, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s41062-020-00326-7
MOREIRA, I. M.B; DA COSTA, W. C. L. Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos. REMATEC, v. 14, n. 31, p. 49–62, 2019. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p49-62.id187
NUNES, C. B.; DE LA ROSA ONUCHIC, L. O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 10, n. 30, p. 30–56, 2020. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3565
NUNES, K. L. X.; GROSSI, L. Tecnologias Digitais em Educação Matemática: panorama dos Grupos de Pesquisa do Paraná. REMATEC, v. 18, n. 43, p. e2023003, 2023 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023003.id431
PORDEUS, Thiago Juvencio da Silva. Avaliação do uso da plataforma Khan Academy como ferramenta auxiliar na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2022.
RADU, I. Augmented reality in education: a meta-review and cross-media analysis. Personal and Ubiquitous Computing, v. 18, n. 6, p. 1533–1543, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00779-013-0747-y
RICHIT, A; NUNES, C. B. Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 21, 2016.
SOARES, J. A. O uso da Plataforma Adaptativa Educacross como Potencializadora no Processo de Ensino-Aprendizagem. Plataformas Adaptativas Educacionais. p.53–74, 2022. Letra e Forma Editora. DOI: https://doi.org/10.29327/561674.1-1
SOUZA, L. P.; JUCÁ, S. C. S. Inserção de realidade aumentada no ensino de matemática: Uma revisão sistemática de literatura. Revista Contexto e Educação, v. 39, n. 121, p. e14831, 2024. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14831
TAMAM, B.; DASARI, D. The use of Geogebra software in teaching mathematics. Journal of Physics: Conference Series, v. 1882, n. 1, p. 012042, 2021. DOI: https://doi.org/10.1088/1742-6596/1882/1/012042
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1117
- PDF downloads: 237