Ensino de Matemática na Era Digital: Inovações, Tendências e Perspectivas Futuras

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024026.id620

Palavras-chave:

Tecnológicas no Ensino, Matemática, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo realizou uma análise de diversas ferramentas tecnológicas que foram perfeitamente integradas em ambientes educacionais matemáticos ao longo dos últimos anos. Vamos investigar a trajetória evolutiva dessas ferramentas, iluminando seu profundo impacto nos processos de transmissão e aquisição de conhecimento matemático no contexto brasileiro. Será dada especial atenção à elucidação da forma como os recursos digitais catalisaram o advento e a consolidação de metodologias pedagógicas interativas e dinâmicas, proporcionando aos alunos experiências educativas mais cativantes e personalizadas. Tal estudo constitui uma componente indispensável na sustentação da formulação de estratégias educativas e técnicas de ensino pioneiras, com o objetivo primordial de potencializar continuamente a eficácia do ensino e da aprendizagem da matemática. Ao atingirmos uma compreensão profunda das intrincadas nuances inerentes a estas transformações, estaremos mais bem equipados para esculpir um cenário futuro onde a tecnologia assumirá o papel de aliada indispensável na preparação dos alunos para superar os desafios que os aguardam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Finalizou sua formação básica em Matemática na Universidade Federal de Sergipe no ano de 2005. Prosseguiu seus estudos acadêmicos obtendo o título de Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas em 2006, e concluiu seu Doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2012. Atualmente, desempenha suas funções como professor adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto, onde se dedica à pesquisa e ao ensino da Matemática, com especialização em Otimização. Seu trabalho concentra-se principalmente em estratégias evolutivas, otimização multiobjetivo não linear e metodologias inovadoras no ensino de matemática.

Luiz Gustavo de Oliveira Carneiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação (2005), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do corpo docente do mestrado profissional em matemática em rede nacional, PROFMAT. Atua em Análise Geométrica e Ensino de Matemática com ênfase nos seguintes temas: o Problema de Yamabe para k-curvaturas pseudo-Hermitianas; A influência da geometria em problemas de melhores constantes sobre variedades CR; Análise Comportamental Aplicada ( ABA ) e Ensino de matemática; Educação Inclusiva.

Referências

BASILAIA, G.; KVAVADZE, D. Transition to Online Education in Schools during a SARS-CoV-2 Coronavirus (COVID-19) Pandemic in Georgia. Pedagogical Research, v. 5, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.29333/pr/7937

BRANDALISE, L.; PAULINO FREIRES, K. C.; CAMPOS DA SILVA, M.; DOS ANJOS, S. M.; MARINS DUARTE, A.; DA SILVA LUDUVINO, R. K.; DO NASCIMENTO MARREIROS, E. C.; ODÉCIO SALES, F.; CARVALHO BRANDÃO, J. A Gamificação Como Estratégia De Formação De Professores Em Matemática: Uma Abordagem Bibliográfica. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [s. l.], v. 5, n. 4, p. e545147, 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5147

BOS, B. Virtual math objects with pedagogical, mathematical, and cognitive fidelity. Computers in Human Behavior, v. 25, n. 2, p. 521–528, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2008.11.002

BUTTERWORTH, B.; VARMA, S.; LAURILLARD, D. Dyscalculia: From Brain to Education. Science, v. 332, n. 6033, p. 1049–1053, 2011. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1201536

CERQUEIRA, J. M.; CLETO, B.; MOURA, J. M; SYLLA, C; FERREIRA, L. Aplicações móveis para o ensino da Matemática com realidade aumentada. In: 5º Encontro sobre jogos e mobile learning, p. 177-187, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341313880_Aplicacoes_moveis_para_o_ensino_

da_Matematica_com_realidade_aumentada.

CNN BRASIL. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/pedro-duran/nacional/gestao-tarcisio-coloca-inteligencia-artificial-nas-escolas-mas-diz-que-professores-nao-serao-substituidos/. 2024

CULLEN, C. J.; HERTEL, J. T.; NICKELS, M. The Roles of Technology in Mathematics Education. The Educational Forum, v. 84, n. 2, p. 166–178, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683

DUARTE, C.; ALVES, R. DA S. ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA. Educação e Ensino de Ciências e Matemática: pesquisa, aplicação e novas tendências. p.204–212, 2022. Editora Científica Digital. DOI: https://doi.org/10.37885/211207039

HILTON, A. Engaging Primary School Students in Mathematics: Can iPads Make a Difference? International Journal of Science and Mathematics Education, v. 16, n. 1, p. 145–165, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10763-016-9771-5

LEMES, J. C.; MATESCO CRISTOVÃO, E. Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática. REMATEC, v. 16, n. 38, p. 179–198, 2021. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344

MOHMMED, A. O.; KHIDHIR, B. A.; NAZEER, A.; VIJAYAN, V. J. Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman. Innovative Infrastructure Solutions, v. 5, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s41062-020-00326-7

MOREIRA, I. M.B; DA COSTA, W. C. L. Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos. REMATEC, v. 14, n. 31, p. 49–62, 2019. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p49-62.id187

NUNES, C. B.; DE LA ROSA ONUCHIC, L. O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 10, n. 30, p. 30–56, 2020. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3565

NUNES, K. L. X.; GROSSI, L. Tecnologias Digitais em Educação Matemática: panorama dos Grupos de Pesquisa do Paraná. REMATEC, v. 18, n. 43, p. e2023003, 2023 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023003.id431

PORDEUS, Thiago Juvencio da Silva. Avaliação do uso da plataforma Khan Academy como ferramenta auxiliar na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2022.

RADU, I. Augmented reality in education: a meta-review and cross-media analysis. Personal and Ubiquitous Computing, v. 18, n. 6, p. 1533–1543, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00779-013-0747-y

RICHIT, A; NUNES, C. B. Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 21, 2016.

SOARES, J. A. O uso da Plataforma Adaptativa Educacross como Potencializadora no Processo de Ensino-Aprendizagem. Plataformas Adaptativas Educacionais. p.53–74, 2022. Letra e Forma Editora. DOI: https://doi.org/10.29327/561674.1-1

SOUZA, L. P.; JUCÁ, S. C. S. Inserção de realidade aumentada no ensino de matemática: Uma revisão sistemática de literatura. Revista Contexto e Educação, v. 39, n. 121, p. e14831, 2024. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14831

TAMAM, B.; DASARI, D. The use of Geogebra software in teaching mathematics. Journal of Physics: Conference Series, v. 1882, n. 1, p. 012042, 2021. DOI: https://doi.org/10.1088/1742-6596/1882/1/012042

Downloads

Publicado

2024-07-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1117
  • PDF downloads: 237

Como Citar

SANTOS, Thiago; CARNEIRO, Luiz Gustavo de Oliveira. Ensino de Matemática na Era Digital: Inovações, Tendências e Perspectivas Futuras. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024026, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024026.id620. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/620. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos