Percepções dos estudantes sobre o ensino da Educação Financeira na escola e seu cotidiano

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025005.id634

Palavras-chave:

Educação financeira, Ensino Médio, Juventudes

Resumo

Neste texto, apresentamos os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “Jovens estudantes do Ensino Médio de Itajaí-SC: percepções sobre Educação Financeira”. O objetivo do presente artigo foi investigar as percepções dos estudantes sobre o ensino da Educação Financeira no ambiente escolar e a relação que estabelecem com seu cotidiano. Esses estudantes pertencem ao 1° ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública do território catarinense e frequentaram a disciplina eletiva de Educação Financeira. Primeiramente, foi aplicado um questionário para conhecer o perfil dos participantes. Em seguida, realizamos entrevistas semiestruturadas individuais para coletar informações acerca de educação financeira na percepção dos estudantes. Os resultados apontam que os conteúdos trabalhados dentro da sala de aula contribuem de inúmeras maneiras na vida dos estudantes e que, ao participarem das aulas, demonstram interesse e se sentem bem.

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Biografia do Autor

Daniel de Mello, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando em Educação da Universidade de vale do Itajaí, Bolsista Capes.

Tania Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí

Pesquisadora e professora do mestrado e doutorado em Educação, da Universidade do Vale do Itajaí. Líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho da mesma Universidade, com pós-doutorado na Universidade de Barcelona- Espanha.

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2025-04-17
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Como Citar

MELLO, Daniel de; RAITZ, Tania Regina. Percepções dos estudantes sobre o ensino da Educação Financeira na escola e seu cotidiano. REMATEC, Belém, v. 20, n. 53, p. e2025005, 2025. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025005.id634. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/634. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos