Percepções dos estudantes sobre o ensino da Educação Financeira na escola e seu cotidiano
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025005.id634Keywords:
Educação financeira, Ensino Médio, JuventudesAbstract
Neste texto, apresentamos os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “Jovens estudantes do Ensino Médio de Itajaí-SC: percepções sobre Educação Financeira”. O objetivo do presente artigo foi investigar as percepções dos estudantes sobre o ensino da Educação Financeira no ambiente escolar e a relação que estabelecem com seu cotidiano. Esses estudantes pertencem ao 1° ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública do território catarinense e frequentaram a disciplina eletiva de Educação Financeira. Primeiramente, foi aplicado um questionário para conhecer o perfil dos participantes. Em seguida, realizamos entrevistas semiestruturadas individuais para coletar informações acerca de educação financeira na percepção dos estudantes. Os resultados apontam que os conteúdos trabalhados dentro da sala de aula contribuem de inúmeras maneiras na vida dos estudantes e que, ao participarem das aulas, demonstram interesse e se sentem bem.
Downloads
Metrics
References
ALVES, Maria Alda de Souza. Juventudes e ensino médio: transições, trajetórias e projetos de futuro. Curitiba: CRV, 2017. DOI: https://doi.org/10.24824/978854441680.8
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.
BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Tradução Carlos Alberto Medeiros. 1.ed. Rio de Janeiro: Zarar, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 ago 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional., Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em 08 ago 2023.
CERBASI, G. A riqueza da vida simples. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e turismo. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Rio de Janeiro: CNC indicadores, 2023. Disponível em: https://pesquisascnc.com.br/pesquisa-peic/. Acesso em 01 mar 2023.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1105-1128, out. 2007. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022
DAYRELL, Juarez; NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, José Manoel; VIEIRA, Maria Manuel (Org). Família, escola e juventude: Olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
DIAS, Carolina Rodrigues; OLGIN, Assis. Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira. REMATEC, Belém, v. 13, n. 28, 2018. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id134
DOMINGOS, Reinaldo. Terapia financeira. São Paulo: DSOP Educação Financeira, 2011.
FREITAS, Bruno Gomes De; MOREIRA, Valéria Guimarães. "Empréstimos & Financiamentos: Uma Proposta Para O Ensino De Sistemas De Amortização No Ensino Médio. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 2, Web, 2021. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250338 DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250338
GIORDANO, Cassio Cristiano. Desafios do Novo Ensino Médio. Educação Matemática em Revista. v. 28, n. 78, p. 186-190, jan./mar. 2023. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3319 DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3319
GIORDANO, Cassio Cristiano; KISTEMANN JUNIOR, Marco Aurélio; OLIVEIRA, Paulo Cesar; HAETINGER, Claus. Educação financeira e resolução de problemas na proposta curricular brasileira. Areté, Revista Digital del Doctorado en Educación, v. 9, n. 18, p. 11-36, 2023. https://doi.org/10.55560/arete.2023.18.9.1 DOI: https://doi.org/10.55560/arete.2023.18.9.1
KISTEMANN JÚNIOR, Marco Aurélio.; GIORDANO, Cassio Cristiano; DAMASCENO, Alexandre Vinícius Campos. Cenários para entender o Novo Ensino Médio no contexto da Matemática e da Educação Financeira Escolar. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 5, 2022. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254698 DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254698
LUZ, Jefferson Oliveira Cristovão da; SANTOS, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes Dos; JUNGER, Alex Paubel. Educação financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 199-211, 2020. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2453 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2453
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007
NASCIMENTO, Wesley Gonçalves do. Educação financeira na educação de jovens e adultos: vivências no Instituto Federal de Goiás (IFG). Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UVAT_accbd3e85b0ce56af47bc4114e349d09. Acesso em: 06 mar. 2024.
Organização para Cooperação e desenvolvimento econômico. Education at a Glance 2022. Paris: OECD Indicators, 2022. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/3197152b-en.pdf?expires=1685450609&id=id&accname=ocid54025470&checksum=45F5A267E5204932543FE8F3D7F4B775. Acesso em: 03 Jun. 2023
RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; MOURA, Patrícia de Souza; LAVOR, Otávio Paulino. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2020. https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047 DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047
ROSSETTO, Júlio César. Educação financeira crítica: a gestão do orçamento familiar por meio de uma prática pedagógica na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado de Ensino de Ciências Exatas). Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UVAT_a5faddb6dd465fc88c23486be37b19de. Acesso em: 06 mar. 2024.
ROSSETTO, Júlio Cesar; SCHNEIDER, Tcharles; QUARTIERI, Marli Teresinha; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Educação financeira crítica: uma prática pedagógica para a educação de jovens e adultos. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 15, n. 2, p. 1-24, 2020. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74215 DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74215
SALDANHA NETO, Mario Francisco. Educação Financeira Para Jovens Estudantes. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias). Centro Universitário Internacional - UNINTER. Curitiba/PR, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNINTER-3_2b57a750a28d95003bd3c2e420e5c362. Acesso em: 06 mar. 2024.
SANCHES, Rosivar Marra Leite; BATISTA, Silvia Cristina Freitas; MARCELINO, Valéria De Souza. Educação Financeira No Ensino De Matemática Financeira: Uma Experiência Com Sala De Aula Invertida No Curso Normal a Nível Médio. Em Teia Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n.2, p. 1-24, 2021. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250339 DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250339
SANTANA, Michela Rodrigues de Souza Monteiro; RESENDE VIEIRA, Edite. Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras. REMATEC, Belém, v. 18, n. 43, p. e2023007, 2023. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444
SILVA, Eduardo. D. Gestão em finanças pessoais: uma metodologia para se adquirir educação e saúde financeira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
SILVA, Luciene Santos; NOVAES, Diva Valério. Educação financeira e educação socioemocional integradas para discutir armadilhas psicológicas em decisões financeiras. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 23, n. 1, p. 713-740, 2021. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p713-740 DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p713-740
SOUZA, Jéssica Ignácio De; FLORES, Cláudia Regina. Conceito De Riqueza E Educação Financeira Como Prática De Si: Composições Históricas. Alexandria Revista de Educação Em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 16, n.1, p. 63-80, mai. 2023. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86167 DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86167
TEODOSIO, Elaine de Sousa. Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 258-268, 2021. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099 DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099
XISTO, Luiz Paulo. Educação Financeira Na Educação De Jovens E Adultos (EJA): Buscando Uma Visão Empreendedora Para Estudantes Adultos No Município De Irupi - ES. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFJF_0707575a736fb14a36ba9700d3cccd5d. Acesso em: 06 mar. 2024.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 69
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 57