Pensamento algébrico materializado por professores na elaboração coletiva de tarefas de sequências e padrões em um processo formativo remoto

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024009.id698

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Teoria da Objetivação, Elaboração de tarefas

Resumo

A pesquisa tem por objetivo uma análise da materialização do pensamento algébrico por professores, a partir da elaboração de tarefas voltadas para sequências e padrões em um processo formativo remoto. Por meio de uma formação, realizada pelo grupo de pesquisa Al-Jabr com apoio da FACEPE (Edital APQ 16/2021), professores e coordenadores, de escolas de EF do estado de Pernambuco, realizaram discussões sobre como trabalhar tarefas específicas nas aulaS de álgebra que visam à capacidade dos alunos de pensar algebricamente. A formação teve como base teórica e metodológica a Teoria da Objetivação (TO), voltada para o ensino e aprendizagem não individualista. Assim, tivemos como objetivos analisar como os professores elaboram os comandos da tarefa e se ocorre a presença dos três vetores do pensamento algébrico. Dentre os resultados obtidos, identificamos que os professores foram capazes de elaborar as tarefas e de construírem suas análises sobre a ocorrência dos vetores nas tarefas.

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Biografia do Autor

Débora Beatriz Batista dos Santos, Rede de Estado de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora da Rede de Estado de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Primeira Travessa Oscar Tolentino de Oliveira., 28, Cohab, Moreno, Pernambuco, Brasil, CEP: 54800-000.

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da UFRPE, no Departamento de Educação- UFRPE, Recife, Pernambuco, Brasil.. Endereço para correspondência: Rua Pio IX, 249, apartamento 1601, Torre, Recife, Pernambuco, Brazil, CEP: 50710-265.

Referências

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Publicado

2024-12-26
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Como Citar

SANTOS, Débora Beatriz Batista dos; ALMEIDA, Jadilson Ramos de. Pensamento algébrico materializado por professores na elaboração coletiva de tarefas de sequências e padrões em um processo formativo remoto. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024009, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024009.id698. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/698. Acesso em: 1 maio. 2025.