Pensamento algébrico materializado por professores na elaboração coletiva de tarefas de sequências e padrões em um processo formativo remoto
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024009.id698Palavras-chave:
Pensamento Algébrico, Teoria da Objetivação, Elaboração de tarefasResumo
A pesquisa tem por objetivo uma análise da materialização do pensamento algébrico por professores, a partir da elaboração de tarefas voltadas para sequências e padrões em um processo formativo remoto. Por meio de uma formação, realizada pelo grupo de pesquisa Al-Jabr com apoio da FACEPE (Edital APQ 16/2021), professores e coordenadores, de escolas de EF do estado de Pernambuco, realizaram discussões sobre como trabalhar tarefas específicas nas aulaS de álgebra que visam à capacidade dos alunos de pensar algebricamente. A formação teve como base teórica e metodológica a Teoria da Objetivação (TO), voltada para o ensino e aprendizagem não individualista. Assim, tivemos como objetivos analisar como os professores elaboram os comandos da tarefa e se ocorre a presença dos três vetores do pensamento algébrico. Dentre os resultados obtidos, identificamos que os professores foram capazes de elaborar as tarefas e de construírem suas análises sobre a ocorrência dos vetores nas tarefas.
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Referências
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