Conteúdos Algébricos no Volume III da Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024016.id705

Palavras-chave:

Ensino da álgebra, Documento curricular, Teoria da Objetivação

Resumo

A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974) é uma coletânea composta por 13 documentos com diversos temas como: componentes curriculares, objetivos gerais e específicos, conteúdos programáticos, orientações metodológicas e avaliação. Neste artigo, realizamos um estudo de um desses documentos, o Volume III - Ciências, que inclui a parte do ensino da Matemática. Dentro desse volume, há uma orientação para cada série escolar, indicando os conteúdos programáticos e seus respectivos objetivos específicos, sendo assim, examinamos os assuntos dispostos da 1ª a 8ª série, um a um, a fim de identificar os conteúdos algébricos. Para compreender esse documento curricular e seu processo de elaboração, nos valemos dos pressupostos da Teoria da Objetivação, considerando-o como um artefato cultural que emerge de ideologias que respondem às demandas de seus contextos histórico, social e cultural ao mesmo tempo que afirma essas ideologias.

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Biografia do Autor

Natália Lucile Medeiros de Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Endereço para correspondência: Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, 7935, torre 9 apt 701, Nossa Senhora do Ó, Paulista, PE, Brasil, CEP: 53429-000.

Juliana Martins, UNESP

Doutora em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro. Endereço para correspondência: Estrada de Aldeia, s/n, Km 14. Camaragibe, Pernambuco, Brasil, CEP: 54783-010.

Jadilson Ramos de Almeida, UFRPE

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor de Ensino superior (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Pio IX, 249. Ap. 1601, Torre, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50710-115.

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Publicado

2024-12-26
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Como Citar

LIRA, Natália Lucile Medeiros de; MARTINS, Juliana; ALMEIDA, Jadilson Ramos de. Conteúdos Algébricos no Volume III da Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974) . REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024016, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024016.id705. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/705. Acesso em: 1 maio. 2025.