O Referente Curricular Gaúcho e o ensino de Álgebra para crianças
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024005.id716Palavras-chave:
Matemática, Currículo, Álgebra, Early Algebra, Pensamento AlgébricoResumo
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC oficializou o ensino de Álgebra para crianças no contexto brasileiro. Os impactos dessa política refletem-se nos currículos dos estados e municípios. Neste artigo apresentamos um estudo documental, onde analisamos a materialização do ensino de Álgebra. A partir de uma análise descritiva e sustentados nas ideias de Basil Berstein, analisamos as habilidades descritas no currículo, e nas Matrizes de Referência do ano de 2023, com a intenção de complementar as orientações pedagógicas no contexto pós-pandêmico. Os dados indicam que a recontextualização da BNCC para o currículo gaúcho é mínima, apresentando pequenas modifições. Elas trazem pouca orientação e uma visão estreita dos conteúdos de Álgebra. Assim, as matrizes reforçam a ideia de que Matemática e Álgebra, em especial, possuem um status superior de dificuldade e importância, não sendo necessário o trabalho didático e pedagógico articulado com outros temas e ações.
Downloads
Métricas
Referências
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p.412-446, 2005. https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/
BLANTON, Maria; STEPHENS, Ana; KNUTH, Eric; GARDINER, Angela Murphy; ISLER, Isil; KIM, Jee-Seon. The Development of Children‟s Algebraic Thinking: The Impact of a Comprehensive Early Algebra Intervention in Third Grade. Journal for Research in Mathematics Education, v.46, n.1, p.39-87, 2015. https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/
BLANTON, Maria; STEPHENS, Ana; KNUTH, Eric; GARDINER, Angela Murphy; ISLER, Isil; KIM, Jee-Seon. The Development of Children's Algebraic Thinking: The Impact of a Comprehensive Early Algebra Intervention in Third Grade. Journal for Research in Mathematics Education, v.46, n.1, p.39-87, 2015. DOI: https://doi.org/10.5951/jresematheduc.46.1.0039
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto Alegre: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, 2017. http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc Acesso em 25 de maio de 2024
BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1o, 2o e 3o anos) do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, 2012. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica Acesso em 25 de maio de 2024
CARPENTER, Thomas; LEVI, Linda; FRANKE, Megan Loef; ZERINGUE, Julie Koehler. Algebra in the elementary school: developing relational thinking. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v.37, n.1, p.53-59, 2005. DOI: 10.1007/BF02655897 DOI: https://doi.org/10.1007/BF02655897
FUJII, Toshiakaira. Probing Students‟ Understanding of Variables trough Cognitive Conflict Problems: Is the Concept of a Variable So Difficult for Students to Understand? In: PATEMAN, Neil; DOUGHERTY, Bárbara; ZILLIOX, Joseph. (Eds). Proceedings of the 27th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, (pp.49-65). PME, Honolulu, 2003. https://eric.ed.gov/?id=ED500857
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 8. ed. Barueri [SP]: Atlas, 2022. 373 p.
National Council of Teachers Mathematics. 2000. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (1.ed. 2000) Tradução portuguesa dos Principles and Standards for School Mathematics. 2.ed., APM, Lisboa, 2008.
RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Matemática. Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Porto Alegre, 2018. https://h-curriculo.educacao.rs.gov.br/Sobre/Index
SACRISTÁN, José Gimeno; GOMEZ, Angel I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca. 4.ed. Artmed, 1998.
STEPHENS, Max; WANG, Xu. Investigating some junctures in relational thinking: a study of year 6 and 7 students from Australia and China. Journal of Mathematics Education, v.1, n.1, p.28-39, 2008.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 89
- PDF downloads: 27