O Referente Curricular Gaúcho e o ensino de Álgebra para crianças

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024005.id716

Palavras-chave:

Matemática, Currículo, Álgebra, Early Algebra, Pensamento Algébrico

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC oficializou o ensino de Álgebra para crianças no contexto brasileiro. Os impactos dessa política refletem-se nos currículos dos estados e municípios. Neste artigo apresentamos um estudo documental, onde analisamos a materialização do ensino de Álgebra. A partir de uma análise descritiva e sustentados nas ideias de Basil Berstein, analisamos as habilidades descritas no currículo, e nas Matrizes de Referência do ano de 2023, com a intenção de complementar as orientações pedagógicas no contexto pós-pandêmico. Os dados indicam que a recontextualização da BNCC para o currículo gaúcho é mínima, apresentando pequenas modifições. Elas trazem pouca orientação e uma visão estreita dos conteúdos de Álgebra. Assim, as matrizes reforçam a ideia de que Matemática e Álgebra, em especial, possuem um status superior de dificuldade e importância, não sendo necessário o trabalho didático e pedagógico articulado com outros temas e ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Veronica Cunha Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Vinicius Carvalho Beck, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Licenciado em Matemática, Doutor em Educação em CIências (FURG). Professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça (IFSul). Endereço: Av. Ildefonso Simões Lopes, 2791 Bairro Arco-iris 95500000 - Pelotas, RS - Brasil

Fabricio Monte Freitas, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Matemática, Doutor em Educação em CIências (FURG). 

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Referências

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p.412-446, 2005. https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/

BLANTON, Maria; STEPHENS, Ana; KNUTH, Eric; GARDINER, Angela Murphy; ISLER, Isil; KIM, Jee-Seon. The Development of Children‟s Algebraic Thinking: The Impact of a Comprehensive Early Algebra Intervention in Third Grade. Journal for Research in Mathematics Education, v.46, n.1, p.39-87, 2015. https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/

BLANTON, Maria; STEPHENS, Ana; KNUTH, Eric; GARDINER, Angela Murphy; ISLER, Isil; KIM, Jee-Seon. The Development of Children's Algebraic Thinking: The Impact of a Comprehensive Early Algebra Intervention in Third Grade. Journal for Research in Mathematics Education, v.46, n.1, p.39-87, 2015. DOI: https://doi.org/10.5951/jresematheduc.46.1.0039

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto Alegre: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, 2017. http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc Acesso em 25 de maio de 2024

BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1o, 2o e 3o anos) do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, 2012. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica Acesso em 25 de maio de 2024

CARPENTER, Thomas; LEVI, Linda; FRANKE, Megan Loef; ZERINGUE, Julie Koehler. Algebra in the elementary school: developing relational thinking. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v.37, n.1, p.53-59, 2005. DOI: 10.1007/BF02655897 DOI: https://doi.org/10.1007/BF02655897

FUJII, Toshiakaira. Probing Students‟ Understanding of Variables trough Cognitive Conflict Problems: Is the Concept of a Variable So Difficult for Students to Understand? In: PATEMAN, Neil; DOUGHERTY, Bárbara; ZILLIOX, Joseph. (Eds). Proceedings of the 27th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, (pp.49-65). PME, Honolulu, 2003. https://eric.ed.gov/?id=ED500857

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 8. ed. Barueri [SP]: Atlas, 2022. 373 p.

National Council of Teachers Mathematics. 2000. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (1.ed. 2000) Tradução portuguesa dos Principles and Standards for School Mathematics. 2.ed., APM, Lisboa, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Matemática. Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Porto Alegre, 2018. https://h-curriculo.educacao.rs.gov.br/Sobre/Index

SACRISTÁN, José Gimeno; GOMEZ, Angel I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca. 4.ed. Artmed, 1998.

STEPHENS, Max; WANG, Xu. Investigating some junctures in relational thinking: a study of year 6 and 7 students from Australia and China. Journal of Mathematics Education, v.1, n.1, p.28-39, 2008.

Downloads

Publicado

2024-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 89
  • PDF downloads: 27

Como Citar

BARCELLOS, Veronica Cunha; BECK, Vinicius Carvalho; FREITAS, Fabricio Monte; SILVA, João Alberto da. O Referente Curricular Gaúcho e o ensino de Álgebra para crianças. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024005, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024005.id716. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/716. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)