Currículo e Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024000.id740Palavras-chave:
EditorialResumo
Este dossiê é uma proposta do GT01, que versa sobre Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Este grupo reúne os pesquisadores brasileiros que têm se dedicado à Educação Matemática para crianças. A partir de 2017, a Base Nacional Comum Curricular consolida a Álgebra como unidade temática da Matemática a ser desenvolvida nos anos iniciais. Trata-se de uma relativa inovação frente aos Parâmetros Curriculares Nacionais, que eram até então vigentes. Esta reforma curricular provoca a discussão sobre o que é e como seria o ensino de Álgebra para crianças. O GT01 tem aprofundado as discussões e avançado em estudos para compreender a Álgebra nos anos iniciais, com a intenção de subsidiar as práticas de ensino e aprendizagem. Neste dossiê propomos uma discussão a respeito dos currículos oficiais para ensino de Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é apresentar estudos com análises de currículos nos âmbitos municipais e estaduais das diferentes regiões do país e de outros países, no que se refere à Álgebra. A expectativa foi a publicação de artigos que contemplassem pesquisas documentais sobre os currículos oficiais, incluindo, com especial relevância, materiais complementares e orientações pedagógicas que estes documentos apresentam.
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