Currículo e Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024000.id740

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Este dossiê é uma proposta do GT01, que versa sobre Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Este grupo reúne os pesquisadores brasileiros que têm se dedicado à Educação Matemática para crianças. A partir de 2017, a Base Nacional Comum Curricular consolida a Álgebra como unidade temática da Matemática a ser desenvolvida nos anos iniciais. Trata-se de uma relativa  inovação frente aos Parâmetros Curriculares Nacionais, que eram até então vigentes. Esta reforma curricular provoca a discussão sobre o que é e como seria o ensino de Álgebra para crianças. O GT01 tem aprofundado as discussões e avançado em estudos para compreender a Álgebra nos anos iniciais, com a intenção de subsidiar as práticas de ensino e aprendizagem. Neste dossiê propomos uma discussão a respeito dos currículos oficiais para ensino de Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é apresentar estudos com análises de currículos nos âmbitos municipais e estaduais das diferentes regiões do país e de outros países, no que se refere à Álgebra. A expectativa foi a publicação de artigos que contemplassem pesquisas documentais sobre os currículos oficiais, incluindo, com especial relevância, materiais complementares e orientações pedagógicas que estes documentos apresentam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Virginia de Almeida Luna, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - EAD-BA (2008), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993), graduação em Pedagogia Com Habilitação Em Educação Pré Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana Brasil e Centro E Latino American (2002) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é formadora de matemática/ pacto dos municípios - Secretaria de Educação do Estado da Bahia, diretora pedagógica da Escola Despertar, coordenadora do neemfs - Núcleo de Educação Matemática de Feira de Santana e professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, anos iniciais, formação de professores, early algebra e educação matemática.

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática com ênfase no anos iniciais - GEEMAI (FURG/UFPel/UNIPAMPA/IFSul) e integrante do grupo REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática), o qual conta com pesquisadores de várias instituições, tais como UFPE, UPE, UFABC, UERJ, UFU, UESB, FURG, UFRB e envolvendo 6 diferentes estados (BA, PE, RJ, MG, RS, SP). Coordenador Geral do Comitê Assessor da área de Educação da Fundação de Amparo à pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2019-2021, reconduzido 2022-2024). Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru). É Consultor do INEP na Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Coordenador Adjunto da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para Matemática dos anos iniciais (PNLD 2018-2021) e Assessor Pedagógico do PNLD Ensino Médio (2021-2024). Consultor da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Foi coordenador adjunto (2018-2021) e atual coordenador geral (2022-2025) do GT01 da SBEM-Nacional sobre ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais e pertence ao mandato atual do Conselho Nacional Editorial da SBEM, que edita as revistas da associação e organiza as políticas de publicação de livros e outras obras. Coordena o projeto de extensão Programa de Alfabetização Matemática para formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Sevilha (2024). Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) , licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta ( níveI IV ) do Magistério Superior na Universidade de Brasília -Faculdade de Educação(2024)e atua no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional - UnB. Trabalhou na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - na Faculdade de Educação - FAED. (2015-2024) Atuou no Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática - UEMS (2018- 2024) e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - UFGD (2021-2024). Foi editora da Tangram Revista de Educação Matemática (2018-2023). É editora da Educação Matemática em Revista - EMR - SBEM (2022-2025). Atuou por 12 anos no ensino fundamental do Governo do Estado de São Paulo e por 9 anos como professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi professora do Curso Clarentiano para concurso e do Grupo Censupeg de Pos graduação. Especialista em Direito Educacional, em Educação Infantil e em Formação de Professores para o Ensino Superior. Vice-líder do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD. Participa do Grupo DZETA Investigações em educação matemática - UNB. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro da Diretoria Nacional da SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. Diretora Brasil da Rede MTSK. Membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia. Foi chefe de investigações na diretoria Brasil na Rede Iberoamericana de Educação Positiva Inclusiva (2020-2021) Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Foi editora chefe da Tangram Revista de Educação Matemática (2018 -2023). É editora chefe da Educação Matemática em Revista (2022 - 2025) . Atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil,educação estatística, geometria, educação inclusiva, campo conceitual multiplicativo, formação de professores , ensino de ciências , divulgação científica, modelagem matemática e educação.

Referências

.

Downloads

Publicado

2024-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 166
  • PDF downloads: 46

Como Citar

LUNA, Ana Virginia de Almeida; SILVA, João Alberto da; ALENCAR, Edvonete Souza de. Currículo e Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024000, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024000.id740. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/740. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.