Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros

Authors

  • Vanessa Cristina Rhea Universidade Estadual de Maringá
  • Lorena Carolina Rosa Biffi Universidade Estadual de Maringá
  • Lucieli M. Trivizoli

Keywords:

História da Matemática, Números inteiros, Ensino de Matemática

Abstract

Este artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que  levou  as  autoras  a  novas  reflexões,  buscas  por  referenciais  e  embasamentos  teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para  obter  uma  aula  utilizando  efetivamente  a  História  da  Matemática.  Acredita-se  que  este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores  que  muitas  vezes  acreditam  utilizar  uma  estratégia  metodológica  corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros.

Downloads

Metrics

PDF views
146
Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202619
|

Published

2016-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 400
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 146

How to Cite

CRISTINA RHEA , Vanessa; ROSA BIFFI , Lorena Carolina; TRIVIZOLI, Lucieli M. Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros. REMATEC, Belém, vol. 11, no. 22, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276. Acesso em: 14 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos