A Formação de Professores para o Ensino Primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal

Authors

  • Rosimeire Aparecida Soares Borges Universidade do Vale do Sapucaí

Keywords:

Formação de Professores, História da Educação, Ensino Primário

Abstract

Este estudo histórico comparativo37 analisa a formação dos professores primários no Brasil e em Portugal, entre 1830 e 1980. Para tanto, este trabalho considera a cultura escolar como uma cultura específica e que, analisá-la historicamente envolve estudar como se deu a formação dos professores  para  o  exercício  do  magistério  na  escola  primária  nesses  dois  países.  Intenta responder ao seguinte questionamento: que trajetórias de formação tiveram os professores primários no Brasil e em Portugal durante as reformas educacionais embasadas em mudanças políticas  e  sociais  nesses  dois  países  nesse  período?  Este  estudo  apresenta  que  diferentes culturas escolares tiveram suas diferenças e similaridades na formação de seus professores para e  escola  primária  e  muitas  mudanças  se  processaram em nome  de  uma  transformação  da sociedade, de modo que pudessem, melhor preparados, contribuir na democratização do ensino primário e na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho.

 

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Published

2016-12-16
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How to Cite

SOARES BORGES, Rosimeire Aparecida. A Formação de Professores para o Ensino Primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal. REMATEC, Belém, vol. 11, no. 22, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/277. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos