A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E SUA MEDIDA

Authors

  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

História da matemática, Pesquisa-ação, Grandeza, Área

Abstract

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado que analisou o uso da  história da matemática na concepção de circunstâncias produtoras e sistematizadoras do conceito de área como grandeza autônoma. Para tal elaboramos e analisamos uma sequência de atividades desenvolvida em duas turmas de quinto ano do ensino fundamental, em duas escolas da rede de ensino público do Distrito Federal. Trabalhamos com a pesquisa-ação. Constatamos o crescimento gradativo do aluno na construção do conceito e na compreensão que os conhecimentos são construídos em processo   que   envolve   tempo,   conhecimentos,   contextos   e   pessoas.   Ao   final   os   alunos demonstraram identificar área como grandeza, não confundindo superfície com sua área e nem área com número.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 146
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 68

How to Cite

COSTA DOS SANTOS, Edilene Simões. A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E SUA MEDIDA. REMATEC, Belém, vol. 10, no. 18, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/312. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos