A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E SUA MEDIDA

Autores/as

  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

História da matemática, Pesquisa-ação, Grandeza, Área

Resumen

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado que analisou o uso da  história da matemática na concepção de circunstâncias produtoras e sistematizadoras do conceito de área como grandeza autônoma. Para tal elaboramos e analisamos uma sequência de atividades desenvolvida em duas turmas de quinto ano do ensino fundamental, em duas escolas da rede de ensino público do Distrito Federal. Trabalhamos com a pesquisa-ação. Constatamos o crescimento gradativo do aluno na construção do conceito e na compreensão que os conhecimentos são construídos em processo   que   envolve   tempo,   conhecimentos,   contextos   e   pessoas.   Ao   final   os   alunos demonstraram identificar área como grandeza, não confundindo superfície com sua área e nem área com número.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 146
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 68

Cómo citar

COSTA DOS SANTOS, Edilene Simões. A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E SUA MEDIDA. REMATEC, Belém, vol. 10, n.º 18, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/312. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos