A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E SUA MEDIDA
Palabras clave:
História da matemática, Pesquisa-ação, Grandeza, ÁreaResumen
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado que analisou o uso da história da matemática na concepção de circunstâncias produtoras e sistematizadoras do conceito de área como grandeza autônoma. Para tal elaboramos e analisamos uma sequência de atividades desenvolvida em duas turmas de quinto ano do ensino fundamental, em duas escolas da rede de ensino público do Distrito Federal. Trabalhamos com a pesquisa-ação. Constatamos o crescimento gradativo do aluno na construção do conceito e na compreensão que os conhecimentos são construídos em processo que envolve tempo, conhecimentos, contextos e pessoas. Ao final os alunos demonstraram identificar área como grandeza, não confundindo superfície com sua área e nem área com número.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 146
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 68