PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Keywords:
Discalculia, Educação Matemática e Neurociência, Psicologia histórico-culturalAbstract
Este artigo aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento da discalculia, que vem sendo associada a dificuldades específicas na aprendizagem matemática. A fim de identificar concepções e perspectivas acerca dessa temática, localizamos uma amostra de pesquisas desenvolvidas no Brasil. No pequeno número de dissertações, teses e artigos científicos encontrados, as definições de discalculia e a forma como é diagnosticada tendem a enfatizar fatores biogenéticos e neurológicos, em detrimento de fatores sociais e culturais. Nesses trabalhos, está implícita uma visão do potencial de desenvolvimento da capacidade matemática como algo que é altamente dependente de fatores cerebrais individuais. Em contrapartida, nossas reflexões acerca dessa questão são ancoradas na psicologia histórico-cultural, que traz uma abordagem alternativa ao modelo de déficit atual, de modo a compreender o desenvolvimento de habilidades matemáticas mediado pelos recursos culturais, históricos e sociais, juntamente com aqueles de origem biogenética e neurológica. Também estudos sobre a temática do artigo, realizados em outros países, são trazidos, de modo a apontar limitações de atuais estudos neuropsicológicos, questionando se a discalculia é puramente associada a um distúrbio cerebral basicamente congênito.
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