CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva The University of Western Ontario
  • Marcelo de Carvalho Borba Universidade Estadual Paulista
  • George Gadanidis Faculty of Education

Keywords:

Educação Matemática, Performance, Tecnologia Digital, Multimodalidade

Abstract

Neste artigo exploramos a  criação de uma performance matemática digital realizada por estudantes do ensino fundamental, na qual eles dramatizam alguns insights sobre possíveis experiências matemáticas em seus cotidianos. Destacamos o fato de como a performance foi criada colaborativamente, com a utilização de uma câmera de vídeo de um telefone celular. Com base na noção de  estudo  de  casos  qualitativos,  analisamos  a  performance  digital  dos estudantes a partir de uma lente teórica do cinema. Concluímos que a performance criada pelos estudantes pode oferecer surpresas conceituais, emoções e sensações à audiência, mas não apresenta argumentos que sustentem a conceptualidade das ideias exploradas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 266
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 108

How to Cite

RODRIGUES DA SILVA , Ricardo Scucuglia; CARVALHO BORBA, Marcelo de; GADANIDIS, George. CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. REMATEC, Belém, vol. 7, no. 11, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos

Most read articles by the same author(s)