A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023008.id467Keywords:
Filogenia, conhecimento humano, elementos socioculturaisAbstract
Este artigo surgiu a partir da inquietude acadêmica no sentido de compreender as contribuições da Teoria Histórico-Cultural no desenvolvimento do conhecimento humano. Teve como base a linha teórica de Vygostky na perspectiva socioconstrutivista, nos estudos de Luria, Leontiev e Davidov no processo dialético de ir e vir, de aprender, de questionar, de (re)aprender e compreender a mutabilidade dos conhecimentos humanos como resultante do processo histórico-cultural. A partir da incompletude humana e dos processos mediatizados socialmente no decorrer da filogênese, buscou-se identificar os meios socioculturais que influenciam o desenvolvimento do conhecimento humano desde a infância. Considerando a fala, os sistemas de contagem e escrita como Funções Psicológicas Superiores, um atributo tipicamente humano, a discussão trouxe para o âmbito dos processos educativos, a importância da escola como ambiente socializador no tocante às novas e variadas formas educacionais, como por exemplo às questões de classe, etnia, gênero e cultura. Tendo como referência as conquistas (antigas ou novas) e o quanto essas se transformam gradativamente em conhecimento, habilitando a espécie humana a se transformar e transformar seu entorno. O artigo propõe, ainda, uma valorização dos instrumentos sociais no processo formativo do pensamento teórico do conhecimento matemático. Por fim, assim como Vygostky, a discussão aqui proposta visa ressaltar a importância dos diversos tipos de cultura na construção dos processos psicológicos das Funções Psicológicas Superiores e do desenvolvimento das capacidades humanas sendo estes idênticos para todos os seres humanos em diferentes culturas e épocas.
Downloads
Metrics
References
MUNHOZ, A. P. G. MOURA, M.O. Ações formadoras em atividade de formação contínua com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da escolarização: uma iniciativa na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, in. TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: diálogos com a pesquisa em movimento. (Org). ARAUJO, N. A.; SOUZA, F. D.; SOUSA, V. G. Teresina, PI: Edufpi, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/523653.1-1
CANDIOTTO, W. C., SPACK. I. K, CARDOSO, E. F. M. Possibilidades de Objetivação dos princípios didáticos que embasam uma Aprendizagem Desenvolvimental para a organização de um currículo na área de Matemática. Obutchénie, Revista de Didática e Psicologia pedagógica, Uberlândia, V.5,n.2,p-304-327 DOI: https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61403
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre tradições e modernidade, Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LA TAILLE, I. DANTAS, H. e Oliveira, M.K. Piaget, Vygotsky e Wallon. Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992
KNIJNIK, G. Itinerários da Etnomatemática: Questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na Educação matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.36, dez. 2002
RADFORD, L. Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia. Editora: Livraria da Física. São Paulo 2011
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991
VALSINER. J. VEER, R.V.D. Vygostky Uma síntese. (Trad. Cecília C Bartalotti). São Paulo:Editora Unimarco. Edições Loyola. 1996
LEÓNTIEV. A. N. Atividad, consciencia y personalidade. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 692
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 724