Redes sociais e história digital

Authors

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023004.id509

Keywords:

Redes sociais digitais, fontes natas digitais, história digital, Historiografia, história do tempo presente

Abstract

O artigo aborda a constituição do campo da História Digital, as formas como os historiadores estão investigando as fontes virtuais que são produzidas e circulam nas redes sociais digitais, apontando algumas dificuldades e cuidados que os historiadores precisam tomar ao realizar a crítica destas fontes. Discute a monopolização e controle da internet, através das redes sociais digitais e dos algoritmos por parte das plataformas tecnológicas, como o Google, Twitter, Facebook, You tube e a centralidade que estas adquiriram no debate público nas últimas décadas. As redes são espaços virtuais de sociabilidades, interação e ativismo político, amizades, relações afetivas, privacidade, entretenimento, comunicação, letramento, imaginário, de circulação das ideias e de trabalho, e por isto os historiadores do tempo presente, interessados nos aspectos sociais, políticos e econômicos das sociedades contemporâneas, não podem desprezar estes registros construídos nas redes, que pertencem a uma cultura cibernética, ou o potencial das redes como método de investigação histórica, de divulgação e de construção coletiva do conhecimento.

Downloads

Metrics

Visualizações em PDF
971
Aug 01 '23Aug 04 '23Aug 07 '23Aug 10 '23Aug 13 '23Aug 16 '23Aug 19 '23Aug 22 '23Aug 25 '23Aug 28 '236.0
|

Author Biography

Débora El-Jaick Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). É Professora Associada da área de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História Comparada (UFRJ). Pesquisa os temas teoria e filosofia da história, história intelectual e história dos intelectuais, imprensa, história da leitura e da literatura, teoria política e pensamento social no século XIX, historiografia e Romantismo, revisionismo, negacionismo e memoria. Comunicação,,teatro, arte e indústria cultural, mídia e cultura de massa nos séculos XIX e XX.

References

ALMEIDA, Fábio Chang. O historiador e as fontes digitais: uma visão acerca da internet como fonte primária para pesquisas históricas. Aedos, vol. 3, n. 8, Janeiro -Junho de 2011.

ALZAMORA, Geane. “Redes Sociais”. Enciclopedia INTERCOM de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010, p. 1047. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/04/politica/1522878909_793429.html. Acesso em 22 de agosto de 2021.

BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas. Introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019.

BOYD, Danah.; ELLISON, Nicole. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, Volume 13, Issue 1, 1 October, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x

BURKE, Peter, BRIGGS, Asa. Uma história social da mídia. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 . [pdf]

CAMBRIDGE Analytica: Facebook’s Mark Zuckerberg summoned to UK parliament in data misuse case. DW. (2018?). Disponível em: https://www.dw.com/en/cambridge-analytica-facebooks-mark-zuckerberg-summoned-to-uk-parliament-in-data-misuse-case/a-43055148. Acesso em 22 de agosto de 2021.

CASTELLS, Manuel. La galaxia internet. Barcelona: Cultura libre, 2001.

CASTELS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

CHARTIER, R. Do códice ao monitor. Estudos Avançados. São Paulo: USP, v. 8 n. 21, 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141994000200012

CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do navegador ao leitor. São Paulo: Unesp, 1998.

CLARKE, I.; GRIEVE, J. Stylistic variation on the Donald Trump Twitter account: A linguistic analysis of tweets. PLoS ONE. California, v. 14 n. 9: September 25, 2019.

https://doi.org/10.1371/journal.pone.0222062 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0222062

DANESI, Marcel. Dictionary of media and communications. New York: Routledge, 2009.

FINKIELKRAUT, Alain. Internet, el éxtasis inquietante. 1ª ed. Buenos Aires: Libros del Zorzai, 2006.

GODOY, Juan Diego, Twitter suspende permanentemente a conta de Trump. El País. 8 de janeiro de 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-01-09/twitter-suspende-permanentemente-a-conta-de-trump.html. Acesso em 22 de agosto de 2021.

LADURIE, Emmanuel Le Roy. “L’historien et l’ordinateur” in Le territoire de l’historien, Paris : Éditions Gallimard, 1973.

LINGEL, Jessa. The gentrification of internet: how to claim our digital freedom. California, California University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520975705

LÉVY, Pierre. Pela ciberdemocracia. In: MORAES, Denis.(org.) Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2010.

LUCCHESI, Anita. Memorecord. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/memorecordlux?locale=pt_BR

MUDDE, Cas. The far right today. Cambridge, UK, Polity Press, 2019.

NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 28-51, maio 2015, Disponível em http://www.ibict.br/liinc DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.797

NOIRET, Serge, Storia contemporanea digitale, in Rolando MINUTI (ed.), Il web e gli studi storici : guida critica all’uso della rete, Roma : Carocci, 2015, Studi Superiori, pp. 267-300 . Disponível em https://hdl.handle.net/1814/36956

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROMANI, Bruno. Lucro do Facebook aumenta 58% em 2020, mas empresa se prepara para ano difícil. Terra. 27 de janeiro de 2021.Disponível em https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/lucro-do-facebook-aumenta-58-em-2020-mas-empresa-se-prepara-para-ano-dificil,d46a37ef62123250df2f2cb780d7ebcdztij6xk6.html Acesso 22 de agosto de 2021.

ROSENZWEIG, Roy. Clio conectada. O futuro do passado na era digital. Belo Horizonte: Autentica, 2022.

RYAN, Johnny. A history of the Internet and the digital future. London: Reaktion books, 2010.

SHOSHANA, Zuboff . A era do capitalismo de vigilância : a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. 1. ed. Rio de Janeiro : Intrínseca, 2020.

SILVA, Douglas Vieira da. Brasil é o 4º país com mais usuários no Facebook na quarentena. Tecmundo. 27/05/2020.

TESLA ultrapassa Facebook em valor de mercado. Terra. 8 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/tesla-ultrapassa-facebook-em-valor-de-mercado,192d7b0deebb9e04545d6262388c53c2fsby2j5r.html

THORBECKE, Catherine. Facebook hit with antitrust lawsuit from FTC and 48 state attorneys general. Abc News. 9 de dezembro de 2020. Disponível em: https://abcnews.go.com/Business/facebook-hit-antitrust-lawsuit-ftc-48-state-attorneys/story?id=74623634. Acesso em 22 de agosto de 2021.

TUFEKC, Zeynep. Twitter and Tear Gas. The power and fragility of the networked protest. London&New Harven: Yale University Press, 2017.

VAN Dijk, Jan A.G.M.. Inequalities in the Network Society.in K. Orton-Johnson & N. Prior (Eds.), Digital sociology: critical perspectives (pp. 105-124). Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137297792_8

VITORIO, Tamires. Facebook fica mais perto de 3 bilhões de usuários ativos e receita cresce em 2020. Exame Invest. 27/01/2021. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/facebook-fica-mais-perto-de-3-bilhoes-de-usuarios-ativos-e-receita-cresce-em-2020/. Acesso em 22 de agosto de 2021.

WATSON, James, HILL, Anne. Dictionary of Media and Communication Studies. UK, New York: Bloomsbury Academic, 2012.

WOODWARD, Matthew. Social media user statistics: how many people use social media? Disponivel em https://www searchlogistics.com/learn/statistics/social-media-user-statistics/

WU, Tim. Impérios da comunicação. Do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

ZAAGSMA,Gerben. On digital History. Bmgn. Low Countries Historical Review. Volume 128-4 (2013). DOI: https://doi.org/10.18352/bmgn-lchr.9344

Published

2023-08-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1815
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 971

How to Cite

ANDRADE, Débora El-Jaick. Redes sociais e história digital. REMATEC, Belém, vol. 18, no. 44, p. e2023004, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023004.id509. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/509. Acesso em: 14 jun. 2025.