Despetrificando o ensino: explorando complexidade nas histórias de Dr. Stone e Perseu

Authors

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024034.id637

Keywords:

Pensamento complexo, Anime, Dr. Stone, Mito de Perseu, Ensino

Abstract

Este artigo analisa a complexidade inerente às sociedades contemporâneas, para tanto, ressalta a necessidade iminente de uma transformação no pensamento humano. Com inspirações nas reflexões de Edgar Morin, explora-se como a petrificação, representada nas histórias de Dr. Stone e do mito de Perseu, metaforiza o estado de inércia e de conformismo, presentes em nossa sociedade globalizada. Demonstra-se a relevância do pensamento complexo de Morin, que valoriza a integração das dimensões humana e científica para a resolução de problemas globais. Anime e mito aparecem como recursos educacionais transdisciplinares que incentivam a reflexão crítica e o diálogo entre as culturas científica e humanística. Essas narrativas podem catalisar mudanças de mentalidade tanto dos estudantes quanto dos educadores, preparando-os para enfrentar os desafios globais. Conclui-se enfatizando as vias reformadoras para o ensino, integrando arte e ciência para formar cidadãos conscientes, críticos e proativos em um mundo complexo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Danilo Rafael Silva Santos, Southwest Bahia State University

Mestrando em Ensino pelo PPGEN da UESB campus Vitória da Conquista. Licenciado em Química pelo IFBA. É Membro do GEPECC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). 

Renato Pereira de Figueiredo, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação pela UFRN. Pesquisador permanente no PPGEN da UESB. Coordenador do GEPECC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). Professor Pleno do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus Vitória da Conquista

References

ALMEIDA, Kelly Cristine Moreira De; FIGUEIREDO, Renato Pereira De. Lições da Emília: literatura e ensino de ciências na perspectiva do pensamento complexo. Anais VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB: Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74511. Acesso em 06 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.46943/VIII.ENEBIO.2021.01.338

ALMEIDA, Maria da Conceiçao. Educação como aprendizagem da vida. Educar em Revista, v. 32, p. 43-55, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200005

BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular - BNCC 2a. versão, abril de 2016. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 08 mai. 2024.

CARVALHO, Edgard de Assis (org.). Edgar Morin, complexidade no século XXI. Porto Alegre: Sulina, 2021.

HAMILTON, Edith. Mitologia: contos imortais de deuses e heróis. 1ª ed. Trad. Fernanda Abreu. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.

LÉVI-STRAUSS, Claud. O pensamento selvagem. 8ª ed. Trad. Tânia Pelegrinni. Campinas, SP: Papirus, 2008.

NAGADO, Alexandre. O mangá no contexto da cultura pop japonesa e universal. In: LUYTEN, Sônia Maria Bibe. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 49-57.

MOLINÉ, Alfons. Penetração do mangá no Ocidente: o caso espanhol. In: LUYTEN, Sônia Maria Bibe. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 43-48.

MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo; SILVA FILHO, José Gomes da; ROCHA, Gustavo Gomes Siqueira da. Potencialidades do uso de animes no ensino de ciências: alguns diálogos. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da educação contemporânea. 1ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, v. 1, p. 15-31, 2020.

MORIN, Edgar. A aventura de O Método e Para uma racionalidade aberta. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2004.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução do francês: Eliane Lisboa - Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005. 120 p.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000b.

MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 346p.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 8ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Olhar sobre o olhar que olha: complexidade holística e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Published

2024-08-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 269
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 116

How to Cite

SANTOS, Danilo Rafael Silva; FIGUEIREDO, Renato Pereira de. Despetrificando o ensino: explorando complexidade nas histórias de Dr. Stone e Perseu. REMATEC, Belém, vol. 19, no. 47, p. e2024034, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024034.id637. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/637. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos