Despetrificando o ensino: explorando complexidade nas histórias de Dr. Stone e Perseu

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024034.id637

Palabras clave:

Pensamento complexo, Anime, Dr. Stone, Mito de Perseu, Ensino

Resumen

Este artigo analisa a complexidade inerente às sociedades contemporâneas, para tanto, ressalta a necessidade iminente de uma transformação no pensamento humano. Com inspirações nas reflexões de Edgar Morin, explora-se como a petrificação, representada nas histórias de Dr. Stone e do mito de Perseu, metaforiza o estado de inércia e de conformismo, presentes em nossa sociedade globalizada. Demonstra-se a relevância do pensamento complexo de Morin, que valoriza a integração das dimensões humana e científica para a resolução de problemas globais. Anime e mito aparecem como recursos educacionais transdisciplinares que incentivam a reflexão crítica e o diálogo entre as culturas científica e humanística. Essas narrativas podem catalisar mudanças de mentalidade tanto dos estudantes quanto dos educadores, preparando-os para enfrentar os desafios globais. Conclui-se enfatizando as vias reformadoras para o ensino, integrando arte e ciência para formar cidadãos conscientes, críticos e proativos em um mundo complexo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Danilo Rafael Silva Santos, Southwest Bahia State University

Mestrando em Ensino pelo PPGEN da UESB campus Vitória da Conquista. Licenciado em Química pelo IFBA. É Membro do GEPECC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). 

Renato Pereira de Figueiredo, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação pela UFRN. Pesquisador permanente no PPGEN da UESB. Coordenador do GEPECC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). Professor Pleno do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus Vitória da Conquista

Citas

ALMEIDA, Kelly Cristine Moreira De; FIGUEIREDO, Renato Pereira De. Lições da Emília: literatura e ensino de ciências na perspectiva do pensamento complexo. Anais VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB: Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74511. Acesso em 06 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.46943/VIII.ENEBIO.2021.01.338

ALMEIDA, Maria da Conceiçao. Educação como aprendizagem da vida. Educar em Revista, v. 32, p. 43-55, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200005

BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular - BNCC 2a. versão, abril de 2016. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 08 mai. 2024.

CARVALHO, Edgard de Assis (org.). Edgar Morin, complexidade no século XXI. Porto Alegre: Sulina, 2021.

HAMILTON, Edith. Mitologia: contos imortais de deuses e heróis. 1ª ed. Trad. Fernanda Abreu. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.

LÉVI-STRAUSS, Claud. O pensamento selvagem. 8ª ed. Trad. Tânia Pelegrinni. Campinas, SP: Papirus, 2008.

NAGADO, Alexandre. O mangá no contexto da cultura pop japonesa e universal. In: LUYTEN, Sônia Maria Bibe. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 49-57.

MOLINÉ, Alfons. Penetração do mangá no Ocidente: o caso espanhol. In: LUYTEN, Sônia Maria Bibe. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 43-48.

MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo; SILVA FILHO, José Gomes da; ROCHA, Gustavo Gomes Siqueira da. Potencialidades do uso de animes no ensino de ciências: alguns diálogos. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da educação contemporânea. 1ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, v. 1, p. 15-31, 2020.

MORIN, Edgar. A aventura de O Método e Para uma racionalidade aberta. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2004.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução do francês: Eliane Lisboa - Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005. 120 p.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000b.

MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 346p.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 8ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Olhar sobre o olhar que olha: complexidade holística e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Publicado

2024-08-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 269
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 116

Cómo citar

SANTOS, Danilo Rafael Silva; FIGUEIREDO, Renato Pereira de. Despetrificando o ensino: explorando complexidade nas histórias de Dr. Stone e Perseu. REMATEC, Belém, vol. 19, n.º 47, p. e2024034, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024034.id637. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/637. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos