Escrita e Leitura em Geometriquês

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p233-248.id197

Resumen

O estudo da linguagem matemática pode ser comparado ao de uma língua estrangeira; isto é, deve-se conhecer suas regras gramaticais (em diversos níveis de aprendizagem como básico, intermediário e avançado) para melhor compreender um texto, ou uma expressão, escritos nesta linguagem. Além disso, por vezes é interessante observar os dialetos, caracterizando as diferenças regionais (no caso de uma língua natural), que podem ser comparadas às diferenças entre as diversas áreas da matemática.  Este artigo trata de uma breve introdução ao dialeto Geometriquês, e aborda algumas das dificuldades em termos de nomenclatura, e de escrita e leitura de frases neste dialeto, bem como faz uma pequena comparação entre o Geometriquês e o Algebrês.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

CUNHA, S.; VELASCO, J. Introdução à Gramática da Linguagem Matemática. Ed. Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2019. ISBN: 978-85-399-1047-3.

CUNHA, S.; VELASCO, J. Los afijos en el lenguaje matemático – In II CEMACYC – II Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe. Cali (Colômbia). 2017 (29 de outubro a 1 de novembro). Disponível em <http://ciaem-redumate.org/cemacyc/index.php/ii_cemacyc/iicemacyc/paper/viewFile/77/8>. Acesso em 24/02/2019.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Melhoramentos. Disponível em

<https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/>. Acesso em 24/02/2019.

ROSA, J.J.; CUNHA, S.; VELASCO, J. Definição versus Propriedade. – In: II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Disponível em < http://ii.senalem.ime.uerj.br/Definicao-versus-propriedade.pdf?attredirects=0&d=1>. Acesso em 24/02/2019.

THOMÉ, M.; CUNHA, S. Eliminando ambiguidades de expressões aritméticas com uso de regras gramaticais da Linguagem Matemática. – In: II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Disponível em < http://ii.senalem.ime.uerj.br/Eliminando-ambiguidades-de-expressoes-aritmeticas.pdf?attredirects=0&d=1>. Acesso em 24/02/2019.

Publicado

2019-09-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 240
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 154

Cómo citar

VELASCO, Jaime; CUNHA, Sueli. Escrita e Leitura em Geometriquês. REMATEC, Belém, vol. 14, n.º 31, p. 233–248, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p233-248.id197. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/177. Acesso em: 1 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos