Relação comunidade e escola na atividade docente: um exemplo dos Kalunga do Mimoso (Tocantins)
Palabras clave:
Atividade docente, Educação escolar quilombola, Cotidianos escolares campesinos, Kalunga do MimosoResumen
A atividade docente de professores de escolas em territórios quilombolas são objeto deste artigo. Nele, apresentamos e discutimos vivências do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC) e do Observatório da Educação do Campo (OBEDUC), no sudeste tocantinense. Além disso, analisamos o filme-documentário Escola Quilombo: educação cultivada, produzido pelo Gepec/Obeduc, a luz da Teoria da Atividade. Nosso objetivo é vislumbrar como a atividade humana, nas suas diversas formas culturais, reverberam em contextos escolares. Para tanto, iniciamos com uma apresentação dos termos e conceitos da Educação do Campo e, a partir dela o de quilombo. Tomamos como cenário uma escola municipal dentro do território do povo Kalunga do Mimoso. Nas falas e nas atividades do professor (dentro e fora da sala de aula), observamos que os conhecimentos da comunidade e de sua cultura são instrumentos preponderantes no seu fazer docente. De posse deles o professor consegue produzir atividades de ensino que possibilitam uma aprendizagem que promove o desenvolvimento dos seus alunos.
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