Práticas socioculturais, problematizações e matematizações em um Assentamento Rural

Autores/as

  • Filardes de Jesus Freitas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Assentamento Rural, Matematização, Saber Matemático

Resumen

O presente artigo tem como objeto de estudo a busca do diálogo entre os saberes emergidos das práticas socioculturais (problematizações e matematizações) dos trabalhadores e trabalhadoras em um Assentamento Rural no oeste do estado do Maranhão e os saberes disseminados pelo currículo oficial das escolas. Os principais aportes teóricos direcionadores do estudo foram D’Ambrosio (2012), Freire (2014) e Mendes (2010). Os sujeitos da pesquisa são quatro assentados e quatro professores que ministram a disciplina de matemática na escola do assentamento. A investigação se  apresenta  como uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo; entretanto, o estudo na sua arquitetura busca compatibilizar algumas técnicas etnográficas, tais como a observação direta e participante, o diário de campo, a história de vida e as entrevistas.

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Publicado

2016-10-29
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Cómo citar

FREITAS DA SILVA, Filardes de Jesus; CARNEIRO DE ALMEIDA , Ana Cristina Pimentel. Práticas socioculturais, problematizações e matematizações em um Assentamento Rural. REMATEC, Belém, vol. 10, n.º 20, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/292. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos