Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural

Autores/as

  • Flávia Roldan Viana Universidade Federal do Ceará
  • Marcília Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

numeramento visual, Ensino de matemática, Surdez

Resumen

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação concluída em 2013, tendo por objetivo discutir o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva bi/multicultural de numeramento visual a partir da observação de aulas matemáticas para alunos surdos do 5º ano de uma escola bilíngue de Fortaleza (CE). O estudo de caso, foi analisado por um viés de abordagem qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo. O ensino de matemática para a pessoa surda precisa ser permeado por uma produção dialógica, sinalizada, que devem ser tomadas como sinônimo de capacidade de abstração e de conhecimento de mundo, carregado de significado e impregnado de reflexões matemáticas. Assim sendo, os educadores precisam estar atentos para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assim como o uso dos recursos visuais e mnemônicos, garantindo no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos.

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Publicado

2016-10-29
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Cómo citar

ROLDAN VIANA, Flávia; CHAGAS BARRETO, Marcília; LIMAVERDE GOMES , Adriana Leite. Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural. REMATEC, Belém, vol. 10, n.º 20, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos