A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COM OUTROS CONHECIMENTOS NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX
Palabras clave:
Conhecimento Matemático, Escolas Paroquiais Luteranas, Série Concórdia, ContextualizaçãoResumen
O presente artigo aborda a contextualização do conhecimento matemático com outros conhecimentos nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul no século XX. Trata-se de um recorte da tese de doutorado intitulada “o ensino da Matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX”. De caráter qualitativo, a pesquisa possui aporte metodológico na história cultural e na análise de conteúdo. A partir de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul, fundando congregações religiosas e escolas. Essas escolas paroquiais estavam inseridas num projeto de comunidade que buscava não somente ensinar a língua materna e a Matemática aos seus filhos, mas também valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Analisando-se as aritméticas da série Concórdia, editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil para suas escolas paroquiais, verificou-se que os conhecimentos matemáticos das quatro operações elementares, dos números fracionários e decimais, de unidades de medida, de porcentagem e de proporcionalidade foram contextualizados com Religião, Geografia, História, Ciências da Natureza e a prática da leitura. A proposta pedagógica dos livros analisados procura aplicar os conhecimentos da Matemática formal no estudo de conhecimentos gerais, com base em princípios morais e educacionais idealizados pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 160
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 72